Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 17.10.11

“Este mês é pior que Agosto”

As palavras do bombeiro sapador, ontem proferidas, são um desabafo perante a sucessão de incêndios registados no mês em curso, comparativamente aos meses anteriores. E são igualmente fruto do cansaço que se apoderou dos soldados da paz.
Ontem, os incêndios mais significativos registaram-se em Vila Verde (distrito de Braga) e em Afife (Viana do Castelo).

Depois de terem dominado o incêndio que, se iniciou cerca das 20 horas de sábado, numa zona de mato em Pedralva, os Sapadores Bombeiros de Braga foram chamados para Preias, em Gualtar.
O incêndio deflagrara às 7,50 horas de ontem, numa área de mato e esteve a ser combatido até às 10 horas.
Arderam cerca de 1 000 metros quadrados de mato.

Sapadores e Voluntários de Braga voltaram depois às freguesias de Cunha e Escudeiros para apagar pequenos reacendimentos.
Também estiveram, desde a madrugada de ontem, os Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Taipas, no combate a um incêndio que, por volta das 5,20 horas, deflagrou no Monte de S. Pedro, na freguesia de Fermentões.
Durante a noite, os de Guimarães viram-se apoiados pelos seus colegas de Vizela, no combate ao incêndio em Abação.

Inferno’ em Afife

O incêndio em Afife, iniciado ao princípio da noite de sábado, apenas foi dominado às 11,22 horas de ontem.
Com a frente de mato que progredia em local de difícil acesso, foi combatido por 79 bombeiros e três outros, apoiados por 22 veículos operacionais.
Às 9,57 da manhã de ontem o incêndio apresentava-se com duas frentes activas em mato. O primeiro grupo de reforço, vindo de Coimbra, chegou ao teatro de operações cerca da uma da da madrugada.

Às 10 horas foram accionados para o local dois grupos de reforço do GRIF de Lisboa e uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) da Força Especial de Bombeiros
No seu combate estiveram 97 bombeiros e outros meios.
Mas, saídos de Afife, eis que os bombeir os são confrontados com sinistro idêntico em S. Mamede, entre Carreço e Areosa, a cerca de 5 quilómetros da cidade de Viana do Castelo.

O incêndio em S. Mamede foi detectado às 15,24 horas e até ao princípio da noite continuava a ser combatido por 38 bombeiros apoiados por 11 viaturas, com a participação do Grupo de Reforço de Incêndios Florestais de Lisboa que, entretanto, tinha terminado a sua função em Afife.
Entretanto, na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi detectado às 7,50 horas em Cabeço do Fitório, no concelho de Montalegre.

O sinistro foi combatido por 16 GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro) da GNR e cinco sapadores florestais, apoiados por cinco veículos operacionais e ainda um helicóptero bombardeiro pesado.
O incêndio foi considerado dominado às 10,26 horas de ontem.
O de S. Mamede foi extinto cerca das 17,15 horas.
Na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, vários incêndios registaram-se na área do concelho de Montalegre.

Chamas ameaçam várias casas

Um incêndio que ao princípio da tarde de ontem deflagrou numa área de mato, pinheiros e eucaliptos, na freguesia de Portela das Cabras, em Vila Verde, colocou em perigo várias casas de Paçô e Marrancos. Foi dominado às 20,20 horas.

Uma carpintaria de Portela das Cabras correu mesmo muito perigo, dada a proximidade das chamas. O alerta chegou aos Bombeiros Voluntários de Vila Verde às 14,30 horas, deslocando-se para essa área 30 elementos do corpo activo da corporação, apoiados por sete viaturas.

Este novo incêndio deu, praticamente, continuidade a um outro registado durante a madrugada e que fora declarado extinto como extinto por volta das 10,15 horas da manhã.
No combate ao incêndio registado na freguesia de Paçô esteve presente um helicóptero.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde chamou ontem a atenção para a falta de limpeza em áreas habitadas próximas das zonas florestais.
 
 
por Luís M. Fernandes
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:09


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags