O distrito de Vila Real tem registado, nos últimos dias, um elevado número de incêndios. Ao contrário do que seria de esperar, o mês de Outubro afigura-se como o pior deste ano em número de ocorrências.
Com um período de Verão considerado “calmo” em relação a anos anteriores, o mês de Outubro tem registado uma quantidade anormal de fogos florestais. Para o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Carlos Silva, “as condições atmosféricas são a principal razão para o volume anormal de incêndios”.
Para além das condições climáticas Carlos Silva aponta as queimadas, para renovação de pastagens, como “a segunda causa de incêndios no distrito”. A área de pinheiro bravo é, segundo o comandante, “a zona de floresta mais afectada”.
O concelho mais afectado, até ao momento, é Ribeira de Pena, onde os fogos consumiram “uma área mais extensa”.
Os bombeiros, em colaboração com os sapadores florestais e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR têm conseguido dar resposta a todas as situações, sendo que, apenas no Sábado, foram registadas 50 ocorrências. In: Notícias de Vila Real