Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 18.08.12

S. Miguel e Santa Maria em “alerta máximo” à espera do Gordon

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, anunciou que os serviços públicos operacionais das ilhas de S. Miguel e Santa Maria, que constituem o Grupo Oriental, estão em “alerta máximo” para a passagem do furacão Gordon.

“Colocamos em alerta moderado os nossos serviços públicos operacionais no Grupo Central e em alerta máximo todos os serviços nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria”, afirmou Carlos César, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, no final de uma reunião com vários membros do executivo para analisar as medidas adequadas para responder a eventuais situações de emergência.

A reunião, segundo Carlos César, serviu para analisar as possíveis consequências da passagem do furacão, mas também para preparar as necessárias respostas, já que, “se não se alterar a trajectória do furacão, será necessária atenção e coordenação muito especial”.

O presidente do Governo Regional adiantou que em S. Miguel estão em “estado de prontidão” 320 bombeiros e 374 trabalhadores de vários serviços públicos da administração regional, em áreas como ambiente, agricultura, equipamentos e pescas.

“Conjugamos com isso cerca de 60 equipamentos móveis, que estão distribuídos por áreas consideradas tradicionalmente mais frágeis”, frisou, acrescentando que, em Santa Maria, o dispositivo conta com 40 bombeiros e mais de 60 funcionários públicos.
Nas duas ilhas do grupo Oriental estão também mobilizados cerca de 60 técnicos de acção social para qualquer eventualidade.

“Tive oportunidade ao longo do dia de conversar com os presidentes das câmaras municipais de S. Miguel e Santa Maria dando-lhes conta do dispositivo que o Governo Regional adoptou”, referiu Carlos César, salientando esperar uma boa colaboração de esforços em caso de emergência.

O furacão Gordon vai chegar aos Açores na madrugada de segunda-feira e deverá atingir especialmente as ilhas de S. Miguel e Santa Maria.

O Instituto de Meteorologia emitiu esta tarde um “aviso de furacão” para os Açores, explicando que a tempestade tropical Gordon se intensificou durante as últimas horas.

Fonte: Público

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 23:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags