Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 18.02.13

A geração rasca que afinal dá cartas!

Caros amigos,

Há muito tempo que não dedicava umas palavrinhas ao que me move e aquilo em que acredito. Nas ultimas semanas, fruto de ocorrências das mais diversas naturezas, nos órgãos de comunicação social têm surgido caras Jovens, serenas, refletindo um espírito diferente... São caras onde se vislumbra paixão, são caras onde se evidência competência e conhecimento... São elas as caras da nova geração de quadros de comando dos Corpos de Bombeiros Portugueses.

Se alguns apontam o dedo à crise, se alguns temem sérias e graves dificuldades na gestão destas instituições que se dedicam a fazer o bem, eu aponto o dedo à oportunidade que surge em cada esquina de mudar o paradigma onde vivemos durante dezenas de anos!

Esta é a oportunidade de lançar e projetar a geração de Bombeiros mais bem formada de sempre! Esta é a oportunidade dos jovens deixarem de olhar para os Bombeiros como uma forma de passar o tempo, contribuindo somente para a prestação de serviços de protecção e socorro.

O tempo de resolver os problemas quotidianos e diários de um Corpo de Bombeiros, não nos levará a lado nenhum... Acima de tudo é preciso VISÃO, é preciso ESTRATÉGIA!

Esta é sem dúvida a oportunidade que as Instituições de Bombeiros têm de definitivamente abrirem as portas e as janelas à mudança e ao sucesso, este é o tempo de abrir as portas à motivação, ao empreendedorismo. É tempo de se abrirem as portas às ideias e aos projectos dos jovens que por aí andam à procura de um rumo!

Os Corpos de Bombeiros mais do que nunca devem ser um polo de desenvolvimento nas suas comunidades, evidenciado rigor e qualidade! Isto só será possível com o aproveitamento dos melhores recursos que estes detêm.

Hoje, as melhores máquinas que os Corpos de Bombeiros têm são sem dúvida os seus Jovens! São eles que podem pôr a casa a mexer, são eles que podem abrir as portas da integração e do aprofundar dos laços com a restante sociedade civil. A diferença está na imagem, a diferença está na ATITUDE! Os valores são os mesmos, mas a garra meus senhores, a garra é outra! Movem-se por paixão!

É com orgulho que vejo o reflexo do investimento em alguns Jovens Bombeiros, nos lugares de tomada de decisão, são estes jovens que ao longo dos ultimos meses têm evidenciado uma extraordinária competência para a gestão quotidiana da vertente operacional dos Corpos de Bombeiros. Aqui e ali evidencia-se algo que alguns dizem não existir... FUTURO!!!

Aqui e ali, lá aparecem eles a falar na televisão, com um atavio e um aprumo que dignifica e valoriza em muito os Bombeiros Portugueses.

Os tempos são de mudança, a receita está à vista de todos... Cabe-lhes agora a eles Jovens Comandantes continuar a dar o exemplo de que é POSSÍVEL e é preciso acima de tudo ACREDITAR nas ideias, nos projectos, nas vontades, nos valores, na PAIXÃO que nos move!

Este é o tempo dos JOVENS fazerem mais e melhor pelos BOMBEIROS PORTUGUESES.

Tenho dito,
 
Nuno Tiago Simões
      B.V. Setúbal

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:15



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags