As temperaturas vão continuar bastante acima da média até quarta-feira, seguindo-se dois dias em que poderão ocorrer aguaceiros, antes de voltar o tempo quente e o risco de incêndios florestais, anunciou hoje o Instituto de Meteorologia (IM).
As previsões admitem que Santarém possa mesmo atingir os 28 graus na quarta-feira, mais oito do que a temperatura média registada em Março naquela cidade ao longo dos últimos 20 anos, de acordo com as estatísticas.
Setúbal (27 graus) e Lisboa (26) são outras cidades onde as temperaturas também vão continuar a subir nos próximos dois dias, enquanto nos resto do país os termómetros deverão atingir máximas sempre acima dos 23 graus.
A par das temperaturas elevadas, aumenta também o risco de propagação de incêndios florestais, com destaque para o interior da região centro, alerta o IM.
Nesta altura do ano, as temperaturas médias não costumam ultrapassar os 20 graus em Portugal Continental, indicam as estatísticas.
Na quinta e na sexta-feira ocorrerá uma descida das temperaturas a nível nacional, que será acompanhada de nuvens e da possibilidade de aguaceiros e trovoadas por todo o território continental, com destaque para as regiões centro e sul.
No fim de semana a chuva poderá ainda ocorrer, mas do centro do país para norte, prevêem os especialistas do IM.
No início da próxima semana regressará o tempo seco e quente, pelo que o Instituto refere, numa nota divulgada hoje à tarde, que a chuva que cairá não será suficiente o «desagravamento» da actual situação de seca meteorológica que atinge o território continental português.