Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 09.02.12

Reativado plano de contingência para os sem-abrigo em Lisboa


A Câmara de Lisboa volta a partir de hoje a disponibilizar o Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, junto ao Areeiro, para acolher, dar dormida e comida aos sem-abrigo da cidade, devido à previsão de descida brusca da temperatura.

"O vereador Manuel Brito, responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Lisboa, acionou hoje às 11:00 o Plano de Contingência para a População de Rua perante Ondas de Frio, face às previsões do Instituto de Meteorologia que apontam para uma descida acentuada das temperaturas nas próximas horas", refere um comunicado da autarquia.
Fonte do pelouro do Desenvolvimento Social explicou, em declarações anteriores, que este plano é automaticamente decretado entre 01 de novembro e 31 de março, ficando em estado de latência, e é ativado sempre que as previsões meteorológicas apontem para um período de descida abrupta das temperaturas durante dois ou mais dias. Já na semana passada a câmara tinha determinado a sua ativação.
Em quatro pontos da cidade - junto às estações do Metro dos Restauradores, Intendente e Saldanha e junto à fachada principal da estação de comboios de Santa Apolónia -- estarão equipas de rua que vão encaminhar os sem-abrigo para o Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, onde serão distribuídos agasalhos e refeições quentes, bem como disponibilizadas dormidas.
Em Lisboa a situação de aviso de frio ocorre quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem inferiores ou iguais a três graus, ao longo de dois ou mais dias consecutivos.
"Prevê-se que as condições meteorológicas se mantenham até terça-feira, dia 14. Não obstante, será feita regularmente a avaliação das previsões", refere a nota hoje divulgada pela Câmara de Lisboa.
O centro de coordenação do Plano de Contingência é composto pelos vereadores dos pelouros de Desenvolvimento Social e da Proteção Civil, pela Direção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, pela Direção Municipal da Proteção Civil e Socorro, pela Polícia Municipal, pelo Regimento de Sapadores Bombeiros, pela Santa Casa da Misericórdia e pela Cruz Vermelha.

Fonte: RTPNoticas

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags