A Direção Nacional de Bombeiros iniciou em 2010, juntamente com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), uma 1.ª fase de emissão de cartões de identificação de bombeiros dos Quadros Ativo e de Comando, pertencentes aos Corpos de Bombeiros (CB’s) de Portugal Continental e de acordo com o
Despacho do Presidente da ANPC nº 20916/2008, de 11 de Agosto.
Até Agosto de 2011, foram emitidos 12180 cartões, tendo sido estabelecido um canal de comunicação entre a ANPC e a INCM.
A 2ª fase deste processo teve início a 31 de Janeiro de 2012 quando ficou terminado o desenvolvimento de um módulo específico para pedido de emissão de cartões de identificação de bombeiros através do Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses (RNBP), permitindo aos CB’s solicitar a emissão dos referidos cartões, após a introdução das fotografias dos bombeiros nas Fichas Individuais. Uma vez realizado o pedido de emissão do cartão por parte do CB, o Gabinete do Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses (GRNBP), que funciona integrado na Direção Nacional de Bombeiros (Unidade de Apoio ao Voluntariado), valida a informação contida na ficha individual do bombeiro, bem como o normal cumprimento da legislação aplicável, enviando de seguida para a INCM o pedido de emissão de cartão. O processo termina quando o INCM envia diretamente para os CB’s os respetivos cartões de identificação.
Tendo já como procedimento a utilização deste novo sistema de emissão dos cartões de identificação do bombeiro, foram emitidos, nesta 2ª fase, 5186 cartões, perfazendo um total global das duas fases de 17366 cartões.