Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 20.10.11

Chaves: Câmara Estabelece Protocolo com Bombeiros de Vidago

O Município de Chaves vai estabelecer um protocolo de colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vidago, de forma a garantir o apoio e alojamento aos peregrinos do Caminho Português do Interior de Santiago até o albergue programado para a Escola Primária de Oura estar concluído. A decisão foi aprovada na última reunião de Câmara, no passado dia 17.
O Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40kms do concelho, com forte incidência em zona rural, promovendo a recuperação e utilização de caminhos romanos, medievais e agrícolas, além de contribuir para a valorização e dinamização do património e cultura locais.

Com a instalação e recuperação de edifícios, o percurso será dotado de albergues, instalados em zonas rurais e zonas verdes, onde os peregrinos poderão usufruir de locais de pernoita e de descanso.

Estando prevista a inauguração do Caminho Português Interior de Santiago ainda em 2011, de acordo com os Municípios envolvidos e com a Fundação Xacobeo (Santiago de Compostela), e tendo em conta que as obras de requalificação dos futuros albergues se encontram por iniciar, a autarquia flaviense entendeu celebrar este acordo, com o intuito de garantir este apoio aos caminhantes.

Recorde-se que o Caminho Português Interior de Santiago liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, sendo que neste último concelho o trilho cruzaria a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que inicia em Sevilha).

Cartão do Eurocidadão já tem regulamento aprovado

Já foi aprovado o regulamento do Cartão do Eurocidadão, uma iniciativa do Município de Chaves e do Concello de Verín, desenvolvida no âmbito do projecto de cooperação transfronteiriça Eurocidade Chaves-Verín. Em Chaves, o regulamento foi aprovado pelo executivo na última reunião de Câmara, no passado dia 17, e em Verín foi validado no dia seguinte, dia 18, no pleno municipal.

A este cartão estarão associadas algumas funcionalidades e facilidades, a implementar gradualmente, no sentido de fomentar um sentimento de pertença a uma mesma unidade territorial, envolvendo assim os cidadãos no projecto e na percepção dos seus benefícios. Trata-se de um instrumento que permitirá o uso comum de equipamentos públicos aos residentes no território da Eurocidade - Municípios de Chaves e Verín - gratuitamente ou a preços bastante reduzidos.

Esta iniciativa, que representará o principal instrumento para a criação de uma zona franca social na Eurocidade, contribuirá ao adequado desenvolvimento do projecto, dos interesses institucionais comuns e para a superação das barreiras físicas, administrativas e sociais derivadas da pertença a realidades político-administrativas diferentes. Além disso, evitará a duplicidade de equipamentos e consequente duplicação de custos e proporcionará os mesmos benefícios aos residentes nos Municípios de Chaves e Verín, nas mesmas condições que já dispõem nos seus municípios, promovendo desta forma o intercâmbio entre as populações e o aumento da oferta e da diversidade de serviços.

Comércio local da cidade aberto na Feira dos Santos

Tal como em anos anteriores, e na sequência do pedido formulado pela ACISAT - Associação Empresarial do Alto Tâmega, a Câmara de Chaves vai autorizar mais uma vez a abertura e funcionamento dos estabelecimentos comerciais da cidade pertencentes ao 1º grupo (comércio local) nos próximos dias 29 e 31 de Outubro e 1 de Novembro (datas coincidentes com a realização da tradicional Feira dos Santos), entre as 8h00 e as 22h00, bem como permitir tolerância aos limites de horário fixados para os dias da semana que envolvem a Feira.

O Município entende que estes dias são importantes para os agentes económicos locais, tendo em conta que o evento envolve um conjunto de actividades comerciais, sociais, lúdicas e culturais que trazem à cidade milhares de visitantes que alteram o normal funcionamento da mesma.


fonte: Noticias Vila Real

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:44


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags