Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 01.09.11

Monchique Reforça Prevenção dos Fogos Florestais Durante o Mês de Setembro

A Câmara Municipal de Monchique anunciou o reforço da prevenção e vigilância aos fogos florestais no concelho, durante o mês de setembro, com mais duas equipas de vigilância e primeira intervenção.

Para além da constituição de mais uma equipa de vigilância móvel com primeira intervenção por parte da Protecção Civil, a autarquia aumentou a vigilância e a intervenção através do reforço do acordo existente com o Exército Português, através do Regimento de Infantaria de Tavira-

O programa do contingente que está sedeado em Marmelete foi prolongado e, por outro lado, reforçado com a inclusão de uma viatura militar com capacidade de intervenção, com guarnição de três elementos, que está localizada a norte da freguesia de Monchique.

Assim, o dispositivo municipal de prevenção e combate a incêndios florestais aumentou na área territorial do concelho, destacando-se mais esta equipa de primeira intervenção por parte do Exército, “que constitui uma novidade no panorama regional, senão mesmo nacional, reveladora da importância e operacionalidade dos militares”, destaca a autarquia monchiquense, em comunicado.

A aposta na vigilância dissuasora tem tido “os seus efeitos positivos”, tanto no período crítico de 2010 como no atual, revelando o presidente da câmara, Rui André, que “o investimento da câmara municipal no âmbito da prevenção e proteção da floresta é uma das apostas determinantes do atual executivo”.

“Não se podem calcular os custos inerentes a estas operações sem perceber os danos causados por situação semelhante ao ano de 2003 com prejuízos que, direta ou indiretamente, afetaram toda a população e a sua recuperação ao longo dos anos. A prioridade é uma primeira intervenção rápida e eficaz, capaz de mitigar os impactos de um fogo de maiores dimensões, que pode tornar-se incontrolável”, assegura.

A Câmara Municipal de Monchique apela ainda a toda a população para o contínuo estado de alerta e para a supressão de comportamentos de risco. 

fonte: Diário Online

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:45



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags