(Em actualização) Pelo menos três pessoas morreram e várias dezenas estão debaixo dos escombros de pelo menos uma dúzia de edifícios que ruiu, devido ao abalo sísmico sentido ao início da noite desta quarta-feira na cidade turca de Van.
O terramoto, de magnitude 5.7, teve o seu epicentro a 16 quilómetros a sul da cidade de Van, uma das mais atingidas pelo sismo de há três semanas. Recorde-se que esse abalo, de magnitude 7.2, causou a morte a cerca de 600 pessoas.
Sete edifícios, incluindo dois hotéis, desabaram na cidade de Van e outras 14 estruturas ruíram noutras partes da região na sequência do abalo, revela a agência Reuters.
Ainda de acordo com esta agência de notícias, estarão pelo menos 100 pessoas debaixo dos escombros dos edifícios que ruíram. Até ao momento foram resgatadas 11 pessoas dos dois hóteis, adianta a agência de notícias turca Anatolia.
Após o primeiro abalo, por volta 21.20 horas locais (menos uma hora em Portugal), foram sentidas várias réplicas, tendo duas delas atingido 4.5 na escala de Richter.
Informações não confirmadas dão conta de que num dos hóteis que desabou estavam hospedados jornalistas e as equipas do Crescente Vermelho, que ainda trabalhavam nos escombros do sismo de 23 de Outubro. Este hotel teria seis andares.
Fonte: Correio da Manhã