Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 31.03.11

Salários Davam para 4 Aeronaves

CDS-PP considera que a empresa estatal Empresa de Meios Aéreos (EMA) é “inútil”.
O presidente da Empresa Pública de Meios Aéreos (EMA), Rogério Pinheiro, recebeu em 2010 um salário mensal de 6555 euros, a que se somaram outras regalias. Os outros dois administradores receberam 6270 euros por mês numa empresa em que a média salarial dos 58 trabalhadores – dos quais 15 são administrativos – é de 3377 euros. No total, o gasto com os salários (2,7 milhões) equivale à aquisição de quatro helicópteros Eurocopter (2,1 milhões sem IVA).
Já as regalias pagas aos administradores (estas reportadas ao ano de 2009 ) totalizaram 52 mil euros só na renda das três viaturas de serviço, uma média de 17 mil euros por carro.
Estes valores constam de uma resposta dada por parte do Ministério da Administração Interna, que tutela a EMA, a um requerimento do CDS-PP sobre a empresa pública. O ministério tutelado por Rui Pereira justifica ainda a actividade da EMA com a sua participação em missões de "busca e salvamento" e em "missões de protecção e socorro às populações".
Mas nem o Ministério da Defesa, liderado por Santos Silva, nem o Ministério da Saúde de Ana Jorge têm qualquer registo de cooperação prestada com aqueles meios aéreos da EMA (ver caixa).
Para o deputado do CDS-PP Altino Bessa, estamos perante "uma empresa inútil criada pelo governo socialista" e exige que o ministro da Administração Interna explique "publicamente o porquê de esta empresa pública continuar aberta".
DEFESA NEGA COLABORAÇÃO
A Empresa de Meios Aéreos (EMA) foi criada em 2007 com o objectivo de "dispor dos meios indispensáveis a uma política eficaz de protecção e socorro, em particular nos domínios da prevenção e combate a incêndios florestais, na busca e salvamento", segundo a empresa.
Mas confrontado com o número de missões em que os helicópteros ou aviões da EMA participaram com o Ministério da Defesa ou da Saúde a resposta é zero. O ministério liderado por Augusto Santos Silva explica, em resposta ao requerimento do CDS-PP, que "até ao momento", não teve de "recorrer aos meios entregues à EMA". Na Saúde a resposta é igual: "Os helicópteros da EMA nunca foram utilizados", até porque devido a diferenças técnicas "não seria possível", acrescenta o Ministério da Saúde.

por: Pedro H. Gonçalves
in: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:57


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags