A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) aguarda o esclarecimento já pedido ao Ministério da Saúde sobre a interpretação abusiva de alguns serviços, nomeadamente centros de saúde, sobre uma circular recente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), ao negarem-se a emitir novas requisições de transporte de doentes a efectuar pelas associações e corpo de bombeiros.
Na perspectiva da LBP a circular normativa da ACSS, no âmbito do transporte de doentes, dirá apenas respeito ao reembolso directo relativo a transporte próprio ou de transportes públicos, logo, não deverá afectar os procedimentos acordados com os bombeiros.
Perante a confusão criada, porém, a Liga pretende ver confirmada a sua interpretação e esclarecidos os serviços de saúde com urgência sobre a abrangência da circular.
Recorde-se que desde o inicio do ano as associações e corpos de bombeiros já sofreram uma quebra média de 40 por cento nos serviços de transporte de doentes não urgentes, com graves repercussões para as respectivas comunidades e também para a própria sustentabilidade económica das instituições.
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal