Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 11.04.12

Mineiros peruanos resgatados com vida após seis dias presos debaixo de terra

(Em atualização) Os nove trabalhadores que se encontravam encurralados há seis dias numa mina no sul do Peru foram resgatados ao início da tarde desta quarta-feira. Um caminha com dificuldade e tinha uma máscara de oxigénio. 


Os nove mineiros que estavam presos numa mina no Peru, há seis dias, foram resgatados ao início da tarde desta quarta-feira. Cerca das sete da manhã (13 horas em Portugal) começaram a ser retirados da mina em Cabeça de Negro, um-a-um.
Saíram embrulhados em cobertores e com óculos escuros para os protegerem da claradidade do nascer do dia, após seis noites na escuridão da mina. Um dos mineiros caminhava com dificuldade e usava uma máscara de oxigénio.
O presidente peruano Ollanta Humala, que passou a noite à entrada da mina, com as equipas de resgate, juntou-se aos familiares e amigos na celebração da libertação dos mineiros, que exibiram uma bandeira peruana ao sair da garganta da terra.
Os nove mineiros, com idades compreendidas entre 22 e 59 anos, entre os quais estava um pai e um filho, foram levados para o principal hospital da região, a dois quilómetros do local, para tratarem, essencialmente, a desidratação de que padecem.
Obtem à noite, madrugada de quarta-feira em Portugal, a ministra Ana Jara indicou que os mineiros deviam ser resgatados em breve, indicando que o governo esperava obter boas notícias ainda antes do final do dia de quarta-feira, como se confirmou.
"As equipas de salvamento estão apenas a três ou quatro metros dos mineiros", anunciava a ministra.
O presidente do Peru, Ollanta Humala, é esperado no local onde se encontram presos os mineiros para supervisionar as operações de resgate.
Os mineiros, que permaneciam num único local, foram apanhados, na quinta-feira, por uma avalanche rochosa, ocorrida a 250 metros de profundidade no interior de uma galeria da mina de cobre de Cabeça de Negro.
Os mineiros ficaram apenas a uns metros das equipas de resgate, mas a distância foi-se dilatando na sequência de deslizamentos de terras provocados pela retirada de rochas que têm dificultado as operações no terreno.
Face às adversidades, o governo do Peru solicitou ajuda de especialistas de grandes empresas mineiras para resgatar os nove trabalhadores que recebem através de um tubo metálico oxigénio, água e comida.
A mina situa-se em Yauca del Rosario, na região de Ica, a cerca de 300 quilómetros a sul da capital Lima.

Fonte: JN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:25



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930




Tags

mais tags