Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 28.02.12

Governo reforça ataque aos fogos

Incêndios: Para a fase crítica entre os meses de Maio e Outubro

O Governo vai reforçar os meios de combate aos incêndios florestais para a altura mais crítica do ano, entre Maio e Outubro, revelou ontem o Ministério da Administração Interna. Entretanto, foram reforçados com 86 homens, entre bombeiros canarinhos e militares do GIPS da GNR, os meios operacionais de combate aos incêndios deste Inverno.

O Governo já autorizou uma verba até 36,5 milhões de euros para a contratação de meios aéreos necessários para o combate aos incêndios florestais nas fases Bravo, Charlie e Delta. Vão estar disponíveis para intervir no teatro de operações 44 meios aéreos, entre aviões e helicópteros, que serão geridos pela Empresa de Meios Aéreos (EMA).

Esta empresa vai ser extinta pelo MAI mas enquanto o processo não estiver concluído vai ser ela a distribuir e coordenar o uso dos meios aéreos.

Entretanto, os ministérios da Saúde e da Administração Interna vão lançar um concurso público internacional para a contratação de meios aéreos que serão depois partilhados pelo INEM e a Protecção Civil.

A falta de chuva aliada à vegetação seca faz antever um Verão "muito complicado". "Se não chover nos próximos meses poderá não haver água para os meios aéreos abastecerem", disse ao CM um comandante operacional do Centro do País.

A associação dos técnicos de protecção civil alerta para a necessidade de se apostar na prevenção dos fogos e na manutenção permanente de um dispositivo de primeira intervenção em algumas regiões.

PARQUES NATURAIS FUSTIGADOS


Os parques nacionais da Peneda-Gerês (Braga) e de Montesinho (Bragança) foram ontem fustigados por incêndios florestais que mobilizaram dezenas de bombeiros. A falta de acessos dificultou o trabalho dos combatentes. Até às 21h00, a Protecção Civil registou 172 fogos florestais, sobretudo nos distritos do Norte do País.

Entretanto, ontem, a GNR de Castelo Branco anunciou ter identificado um menor de 15 anos como presumível autor de um incêndio que destruiu mato e floresta do Parque Natural da Serra da Estrela. O fogo deflagrou em Cortes do Meio, Covilhã, e suspeita-se de que o jovem tenha agido por negligência numa queima de resíduos sobrantes. No fogo um sapador ficou ferido e foi assistido. 
 
 
por Luís Oliveira com Lusa
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:22


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags