Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 08.03.11

Leiria: Associação e Sindicato de Bombeiros Preocupados com Socorro na Cidade

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) manifestaram hoje preocupação com a prestação de socorro na cidade de Leiria devido à falta de efetivos nos Bombeiros Municipais.
Em comunicado, as duas estruturas representativas dos bombeiros profissionais dão conta de “debilidades resultantes da falta de efetivos” na corporação, exemplificando com o facto das “ambulâncias estarem a ser tripuladas por bombeiros com os cursos de técnico de ambulância de socorro caducados, quando há outros bombeiros com cursos atualizados”.
“Importa lembrar, a este propósito, que o bombeiro que não tiver o curso em dia está sujeito a uma contraordenação com aplicação de multa e eventual responsabilidade civil”, refere o comunicado.
As duas entidades remetem ainda para a câmara a “responsabilidade de qualquer acidente que resulte da má prestação de socorro que os bombeiros venham a praticar no exercício das suas funções por falta de formação devido aos cursos do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] estarem caducados”.
No mesmo documento a ANBP e o SNBP criticam também o “clima de perseguição” ao seu dirigente e delegado nos Bombeiros Municipais de Leiria, adiantando que o comandante da corporação alega que aquele “está a conspirar contra a autarquia e bombeiros”.
Para as estruturas, esta situação demonstra “falta de cultura democrática”.
O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, remeteu para o comandante dos Bombeiros Municipais, Artur Figueiredo, explicações sobre as críticas da ANBP e do SNBP.
À agência Lusa, Artur Figueiredo afirmou que “o socorro na cidade de Leiria é realizado por duas corporações, os Voluntários e Municipais, e os efetivos são os adequados para as situações de socorro”.
Sublinhou ainda que a situação dos cursos caducados “é um problema a nível nacional para o qual o INEM está devidamente informado”.
“Estamos a aguardar que os tripulantes do INEM afetos à corporação sejam nomeados para fazerem a renovação da certificação do curso, também pelo INEM”, acrescentou Artur Figueiredo que assegurou não estar “em causa a boa prestação do socorro à população”.
Refutando também as críticas da associação e sindicato relativas ao clima de perseguição, o comandante declarou que “o delegado tem os mesmos direitos e deveres que os restantes elementos da corporação, pelo que é tratado da mesma forma”.

in: CN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 16:47



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags