Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 23.06.11

Proteção Civil Alerta para Perigos das Altas Temperaturas Previstas para o Fim-de-Semana

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda a ingestão de muitos líquidos, uma protecção solar adequada e utilização das praias fora das horas de maior calor devido às elevadas temperaturas previstas entre sexta-feira e dia 27.

Em comunicado, a ANPC alerta os idosos que vivem sozinhos, lembrando que estes são particularmente vulneráveis, e que os familiares e vizinhos devem estar atentos à ingestão de líquidos, particularmente água, e ao seu arrefecimento corporal. Também os trabalhadores no exterior devem proteger-se devido ao perigo das temperaturas elevadas e da radiação Ultra-violeta. A ANPC recomenda a utilização das praias e piscinas apenas antes das 11.00 ou após as 17.00, com aplicação de protector solar de duas em duas horas e ressalva que as as crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar.

Entre sexta-feira e dia 27 de Junho (segunda-feira) são esperadas temperaturas máximas que poderão situar-se entre os 35ºc e os 40ºc, particularmente nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, estando associadas a estas o aumento dos níveis de radiação ultravioleta. Todas as pessoas devem aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar. É também de evitar actividades que exijam esforços físicos e a exposição directa ao sol entre as 11.00 e as 17.00. A ANPC alerta ainda para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12.00 de 23 de Junho e as 20.00 de 27 de Junho.

Segundo o Instituto de Meteorologia, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores". Para quinta e sexta-feira, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. As temperaturas vão subir, prevendo-se uma subida mais acentuada para sexta-feira. No fim-de-semana estará tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40 graus. Segundo o IM, no fim-de-semana a temperatura mínima pode variar entre 18 e 24 graus, em particular na região Sul.

País em alerta com calor de 40 graus



O mercúrio dos termómetros vai subir até aos 40 graus durante o fim-de-semana, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo a serem as mais afectadas. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, no domingo é esperado que 12 dos 18 distritos registem temperaturas acima dos 35 graus, enquanto os restantes terão valores sempre superiores aos 30.

Este aumento da temperatura, explicou o Instituto de Meteorologia, deve-se à influência "de uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores". Perante esta situação, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda a ingestão de muitos líquidos, uma protecção solar adequada e utilização das praias fora das horas de maior calor devido às elevadas temperaturas previstas entre sexta-feira e dia 27. As crianças e idosos devem ter cuidados redobrados. A ANPC alerta ainda para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de 27 de Junho. 

fonte: JN / CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 12:48


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags