Os distritos da costa de Portugal continental continuam hoje sob aviso amarelo devido à forte ondulação, que pode chegar aos cinco metros de altura, informou o Instituto de Meteorologia (IM).
O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros e vai prolongar-se até às 12h00 de sexta-feira.
Devido à agitação marítima, o site da Marinha portuguesa informa que as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão encerradas, enquanto a da Figueira da Foz se encontra condicionada, estando fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
O IM prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, pequena subida da temperatura máxima no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima no interior Sul e Algarve, enquanto para a Madeira está previsto céu pouco nublado ou limpo e pequena subida da temperatura máxima.
Para o grupo ocidental do arquipélago dos Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
No grupo central, o IM prevê céu muito nublado, com abertas para a tarde, e períodos de chuva, passando a aguaceiros, enquanto no grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e períodos de chuva a partir da tarde, passando a aguaceiros fracos.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 22º para Lisboa e Porto e 19º para Faro.
As temperaturas durante o próximo fim-de-semana vão rondar os 22 graus, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, que indica que os valores máximos estão acima da média para o mês de Março.
Segundo o IM, estes valores estão acima dos valores normais para o mês de Março, cuja temperatura máxima média ronda os 17 graus.
O Instituto de Meteorologia refere ainda que não há previsão de ocorrência de precipitação até dia 17 de Março.