Este inverno atípico, sem chuva, está a provocar um fenómeno raro que é o registo diário de incêndios. Segundo o comandante dos bombeiros de Tomar, Manuel Mendes, nos últimos dias têm-se registado dois a três incêndios por dia, o que já não acontecia há muitos anos nesta época do ano.
É certo que, normalmente, são incêndios de pequenas dimensões, mas o problema é que no quartel nesta altura só estão ao serviço entre a 11 a 12 operacionais. E quando se registam várias ocorrências em simultâneo os bombeiros de Tomar não têm capacidade de resposta e tem de ser pedida a intervenção de corporações vizinhas.
A queima de sobrantes (queimadas que normalmente se fazem no inverno), aliada ao tempo seco, é a principal causa dos incêndios.
Fonte: O Templário