Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 10.02.12

Proteção Civil Lança Projeto para Escolas em Santa Maria da Feira


O projeto dirigido às escolas dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feira ajuda a "formar cidadãos ativos e participativos", afirmou o vice-presidente da autarquia, Emídio Sousa.

Agência EDV Informação

"A melhor forma de cada um poder intervir é, em primeiro lugar, estar bem informado no que respeita aos riscos existentes e aos procedimentos a ter em caso de acidente. Neste âmbito, as comunidades escolares constituem pólos dinamizadores de informação e formação, cujo alcance não se limita ao espaço escolar", disse o autarca, titular da pasta de Obras Municipais, Proteção Civil e Ambiente.

Intitulado "A Proteção Civil e as Escolas – um caminho em comum", o projeto visa "sensibilizar e consciencializar alunos, professores, não docente e pais para os riscos a que estão sujeitos e, simultaneamente, alertar para as medidas de autoproteção e prestação de socorro".

A iniciativa engloba um conjunto de atividades formativas, informativas e pedagógicas, a realizar ao longo do presente ano letivo, em estreita articulação com os diversos protagonistas na área da segurança, emergência e socorro, designadamente bombeiros, Cruz Vermelha, GNR e PSP.

O comandante operacional municipal, Eduardo Neves, destaca o envolvimento dos agentes da Proteção Civil: "Apesar dos escassos recursos de que dispõem, todos eles acolheram este projeto de braços abertos, respondendo de forma muito positiva e proactiva ao desafio que lhes lançámos".

O projeto contempla 12 atividades, ajustadas aos respetivos públicos-alvo - exercícios de evacuação/simulacros; exposição de viaturas de emergência e socorro; visitas ao quartel da GNR; visualização de filmes sobre sismos e evacuação de escolas; concursos escolares; edição de boletim escolar; histórias sobre biodiversidade; atividades pedagógicas; ações de formação; sessões sobre segurança laboral e rodoviária; conselhos sobre segurança; e comemoração do Dia Mundial da Floresta.

Fonte: noticias de Aveiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 13:54


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags