Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 23.08.11

Bombeiros de Portalegre "revoltados" por não possuirem desfibrilhador

O número de aparelhos desfibrilhadores para acudir a paragens cardíacas existentes em locais públicos aumentou mais de dez vezes desde o ano passado, com 223 aparelhos em funcionamento, revela um relatório do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O número de locais públicos com aparelhos de desfibrilhação também aumentou de 13 em 2010 para 152 em 2011.Em Portalegre, a corporação de Bombeiros sente-se discriminada e revoltada pelo facto de ainda não ter recebido nenhum equipamento de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Segundo o comandante dos bombeiros de Portalegre, João Batista, além de não terem recebido o equipamento, também os tripulantes de Ambulâncias e Socorro não foram alvo da formação “necessária e essencial”, por parte do INEM, para o manuseamento dos aparelhos.


O relatório, a que a agência Lusa teve acesso, indica que de 19 desfibrilhadores automáticos externos existentes em 2010, o número aumentou para 223, em números relativos ao início do mês de agosto.

O programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) foi instituído por decreto-lei em 2009, prevendo a colocação de aparelhos em locais públicos, com a possibilidade de serem utilizados por pessoas que não são médicos, desde que com o treino adequado.

Se em 2010 havia 90 pessoas capacitadas para utilizar os aparelhos, hoje esse número aumentou para 7031.

O corpo de bombeiros de Portalegre tem 18 tripulantes de Ambulâncias e Socorro, sendo 7 profissionais na área da emergência, tendo uma média mensal de 120 emergências pré-hospitalares. 

Fonte: Rádio Portalegre

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 03:43


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags