Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 03.04.12

Marinha dos EUA desenvolve «robot-bombeiro» - [C/Video]

A Marinha norte-americana desenvolveu um robot para auxiliar no controlo de fogos, um dos principais riscos na frota naval.

O Laboratório de Investigação Naval (NRL) desenvolveu o «Octavia», um robot humanóide capaz de ajudar a apagar incêndios.

Graças a uma combinação de reconhecimento de fala e visual, o robot consegue identificar «indivíduos de confiança», neste caso, bombeiros que estejam também a combater as chamas.

Os bombeiros podem fornecer informações sobre a situação ao robot através de comandos vocais e gestuais.

Com recurso a duas câmaras de infra-vermelhos, o «Octavia» consegue localizar o fogo e combater as chamas com a mochila com ar comprimido e água, que permite-lhe disparar um jacto de água.


'Octavia' é capaz de receber ordens do parceiro através de comandos vocais e de linguagem gestual, usando câmaras de infravermelhos para detetar o incêndio, usando a sua "mochila" de ar comprimido e água para o apagar.

"Mesmo em tempo de paz, os incêndios representam um dos maiores riscos para a frota norte-americana", segundo o Laboratório de Investigação Naval da Marinha dos EUA.

O 'robot' bombeiro é capaz de reconhecer o parceiro, respondendo às suas ordens vocais ou aos comandos gestuais. No vídeo colocado no YouTube, Octavia é informado sobre a localização do incêndio antes de entrar na sala e o apagar. 






fonte: DN e Diário Digital

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 13:59



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930




Tags

mais tags