O Comité Internacional da Cruz Vermelha anunciou que Damasco deu luz verde à sua entrada e do Crescente Vermelho no distrito de Baba Amr, a partir de sexta-feira. O CICV afirmou igualmente ter recebido hoje "indicações positivas" quanto ao pedido, datado de dia 21 de fevereiro, para um cessar-fogo diário de duas horas, para poder abastecer os civis de alimentos, de água e de medicamentos.
"O Crescente Vermelho e o CICV receberam luz verde das autoridades para entrar em Baba Amr amanhã, sexta-feira, de forma a levar auxílio muito necessário incluindo comida e assistência médica e para proceder a operações de evacuação", afirmou o porta-voz da organização internacional em Genebra, Hicham Hassan à Agência Reuters.
A autorização surge poucas horas após o exército sírio dar por terminada a ofensiva contra os rebeldes entrincheirados em Baba Amr, que durou 27 dias. Nas últimas horas a infantaria assumiu o controlo do distrito e os combatentes do Exército Síria Livre retiraram da cidade.
O Comité Nacional Sírio alertou entretanto a comunidade internacional para a possibilidade de um massacre em Baba Amr.
"Fazemos um apelo urgente à comunidade internacional, estados muçulmanos e árabes, para intervir imediatamente para evitar um massacre potencial nas próximas horas contra dezenas de milhares de crianças, mulheres e pessoas idosas," alerta o comunicado da CNS.
Fonte: RTP