Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 25.06.11

Risco Máximo de Incêndio em Nove Concelhos do País

Nove concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Leiria, Castelo Branco e Santarém apresentam este sábado um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia. 

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), os concelhos de Caminha (Viana do Castelo), Póvoa de Lanhoso (Braga), Arouca (Porto), São Pedro do Sul e Castro d'Aire (Viseu), Figueiró dos Vinhos (Leiria),Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém) são os que apresentam risco máximo de incêndio.

Vários outros concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro apresentam risco muito elevado.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo". O seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00 horas, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na sexta-feira foi o dia com maior número de fogos desde o início do mês, tendo-se registado 236 incêndios florestais, que foram combatidos por 2.393 bombeiros, apoiados por 608 veículos.
A ANPC alertou na quarta-feira para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12 horas de quinta-feira e as 20 horas de segunda.  


Segundo o IM, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores".
 
Para Beja e Évora aguardam-se este sábado as temperaturas mais elevadas, com máximas de 39 graus Celsius, seguidas de Braga com 38.º.

Para Portalegre e Castelo Branco esperam-se 37.º, Lisboa, Coimbra, Vila Real e Bragança deverão ter 36.º, Viseu 35.º, Leiria 34.º, Guarda 33.º, Faro, Porto e Viana do castelo 32.º e Sines 30.º.

Este aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prolonga-se até ao final do dia de domingo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:06



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags