Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 25.04.11

Falta de licença pára socorro

Lisboa - três ambulâncias dos sapadores não saem do quartel

O Regimento de Sapadores de Lisboa tem três ambulâncias paradas desde Dezembro do ano passado por falta de renovação das certificações dos tripulantes de ambulâncias de socorro (TAS). Por isso, os bombeiros não saem nas ambulâncias, sendo aproveitados para o serviço de primeiros socorros.


Ainda que os Sapadores respondam a todas as ocorrências, naquelas em que é exigido um socorro de vida avançado é chamado o INEM ou os bombeiros voluntários.
Num protocolo assinado em Abril de 2009 entre o Regimento e o INEM, as duas partes comprometem-se em dar formação aos seus profissionais, sem encargos financeiros. É a parte da renovação da certificação dos TAS que não está a ser cumprida pelo INEM, que, sabe o CM, tem remetido a resolução do problema para a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), onde a formação tem de ser paga pelo Regimento.
Questionado sobre as certificações dos TAS de alguns regimentos de sapadores, o INEM respondeu que tanto esta entidade como a ENB "ministram os cursos possíveis, em função do seu orçamento", sublinhando que os bombeiros "são, regra geral, um universo de elementos voluntários".
O CM apurou que, até ao momento, não se registou nenhuma situação em que o socorro tenha chegado tarde demais. Mas os bombeiros dizem que o risco existe.

Por:Lurdes Mateus
Fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:53



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags