Com as temperaturas a descer e o consequente recurso ao uso de lareiras e aquecedores, os riscos de incêndio aumentam.
Foi o que aconteceu a um homem de 80 anos, quando colocava lenha no fogo Zé Beirão O incêndio deu-se numa habitação da povoação de Casal do Rei, na freguesia de Canas de Santa Maria, quando um octogenário estava a deitar lenha numa fogueira.
Inadvertidamente, terá colocado lenha em excesso e as labaredas propagaram-se às madeiras da cozinha e contraplacados. Aflito, ainda tentou extinguir as chamas, mas estas rapidamente consumiram toda a matéria inflamável.
O homem acabou por sair à rua para pedir ajuda, tendo sido uma vizinha quem alertou os Bombeiros Voluntários de Tondela que, rapidamente, compareceram no local - uma rua estreita, onde as casas em ruínas são o reflexo de uma aldeia desertificada.
Os bombeiros circunscreveram o incêndio à cozinha e procederam ao derrube da chaminé que, sem base de apoio, ameaçava ruir para a via pública.
Amílcar Relvas, dono da habitação, disse ao Diário de Viseu ter apanhado um "grande susto", enquanto o segundo comandante dos bombeiros, Rui Coimbra, informou que no local estiveram 15 homens, apoiados por três viaturas e uma ambulância.
in: Diário de Viseu