O furacão Irene, que passou agora a tempestade tropical, provocou este domingo inundações e chuvas torrenciais em Nova Iorque, transformada em cidade fantasma. Pelo menos 11 pessoas morreram.
Mais de 70 mil pessoas estão sem eletricidade e o "mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg, previu que haja inundações consideráveis devido à subida das águas.
O furacão que começou sábado a atingir a costa leste americana com a categoria 1, numa escala com um máximo de 5, começou entretanto a perder força e segundo os serviços meteorológicos passou a tempestade tropical, mas com ventos da ordem dos 100 quilómetros por hora.
A tempestade, que provocou já 11 mortos nos Estados Unidos, levou ao encerramento de aeroportos, de transportes públicos e do comércio, deixando desertas as ruas de Nova Iorque.
Cerca de 370 mil pessoas receberam ordens para deixar as zonas costeiras do sul de Manhattan, Staten Island e Brooklyn, numa iniciativa sem precedentes.
Em New Jersey, mais de um milhão de pessoas foram retiradas de zonas costeiras e a localidade turística de Cap May, situada diretamente na trajetória do Irene, foi totalmente evacuada.
Fonte: JN