 |
identidade ainda não confirmada |
Familiares de uma mulher, de Cheira, desaparecida desde Janeiro, acompanharam as operações de resgate do corpo em Torres do Mondego
Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado ontem, à hora de almoço, no rio Mondego, em Torres do Mondego. Ao que foi possível apurar, o alerta foi dado à Guarda Nacional Republicana (GNR) cerca das 12h40, por um jovem que passava naquela zona e se apercebeu do cadáver preso na vegetação de uma “ilhota”, no meio do rio.
Uma peça de roupa leva a crer que será uma mulher, no entanto, a equipa de Bombeiros Sapadores que esteve no local, com quatro homens, dois deles mergulhadores, não arrisca em afirmar com toda a certeza que se trate de alguém do sexo feminino. Para remover o corpo, os dois mergulhadores tiveram necessidade de colocar aparelhos respiratórios, devido ao odor.
No local, além da equipa dos Sapadores de Coimbra e da GNR, esteve uma médica legista, que autorizou o transporte do cadáver para o Instituto de Medicina Legal, para identificação. Estiveram ainda presentes familiares de uma mulher de 45 anos, residente em Cheira, Penacova, que no dia 15 de Janeiro ter-se-á atirado ao rio na zona da Rebordosa, no concelho de Penacova, localidade onde foi encontrada a sua viatura.
Nesta altura, nem bombeiros, nem GNR estão em condições de confirmar – e, oficialmente, relacionar – o corpo encontrado ontem com o da mulher de Penacova, a única vítima que é dada como desaparecida nesta zona. Recorde-se que o alerta para o desaparecimento de Ana Manuela foi dado por amigas, a quem ela terá mandado mensagens de despedida. Mais tarde, os bombeiros encontraram vários vestígios, nomeadamente pegadas, desde o carro até ao limite do rio, pegadas essas que foram comparadas com o calçado da mulher e que coincidiram. Também cães da GNR acabariam por indicar que a senhora terá mesmo caminhado até à água.
As buscas para encontrar o corpo de Ana Manuela decorreram ao longo de vários dias, com os Bombeiros de Penacova a contarem com o auxílio de corporações vizinhas, como os Sapadores de Coimbra e os Voluntários de Vila Nova de Poiares. Nas operações chegou a participar um helicóptero de Santa Comba Dão, que percorreu o curso do rio, entre Penacova e Coimbra, sem resultados.
Por: Patrícia Isabel Silva
Fonte: D.C