Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 25.08.12

Socorro Privado Custa 151 Milhões


O combate aos incêndios e a emergência médica vão custar 151 milhões ao Estado nos próximos cinco anos, só na contratação de meios aéreos, em particular helicópteros. 


As empresas privadas do sector vão ganhar menos 29 milhões do que nos últimos cinco anos, em que receberam 180 milhões de euros de dinheiro público. Mas, mesmo assim, o Estado continua a ser o principal cliente das empresas de meios aéreos e com um volume de tal ordem que acaba por dar um preço de referência (800 euros/hora, no caso dos helicópteros) impraticável para os particulares. 


Só em 2011, segundo o relatório de contas da Empresa Pública de Meios Aéreos (EMA), a locação de aeronaves para o combate aos incêndios custou 36 milhões de euros - a que se somam mais 10 milhões dos serviços prestados ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A própria EMA, que tem 5 anos, já custou mais de 150 milhões ao erário público entre contratos e custos administrativos . 


A empresa HeliPortugal ganhou 18 milhões de euros nos últimos cinco anos, com os fogos, e encabeça uma lista de sete privados que representam uma fatia importante dos fornecimentos e serviços externos para a EMA. 


Os ministros da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Saúde, Paulo Macedo, anunciaram uma "poupança estimada de 15% no dispositivo global e de 34,75% nos meios próprios do MAI". No preço a contratar inclui-se os meios operacionais e a manutenção, sendo que o MAI e a Saúde pretendem pagar, por ambos, o que gastavam até agora apenas pela manutenção - cerca de 18 milhões de euros por ano. Segundo fonte oficial, o ministro da Defesa mantém a intenção de garantir o combate aos fogos através da Força Aérea. 


Redução de salários levam à saída de três pilotos 


Em litígio aberto com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, depois do anúncio pelo Governo da extinção da Empresa de Meios Aéreos (EMA), o presidente do Conselho de Administração, Rogério Pinheiro, refere no relatório de Gestão e Contas de 2011 que "em resultado das reduções salariais impostas pelo Orçamento do Estado, logo em Janeiro de 2011, a EMA começou por perder um piloto e, no final do ano, após o clima de instabilidade que se implantou na empresa, saíram mais 2 pilotos". Isto porque, acrescenta-se, "não aceitaram as reduções salariais a que se viram sujeitos, tendo aproveitado as oportunidade de trabalho oferecidas pelo mercado". 


Treze meios aéreos no fogo do Ano 


Treze meios aéreos, dois dos quais vindos de Espanha, foram mobilizados para o maior fogo do ano, em meados de Julho, na zona de Tavira e São Brás de Alportel, mas a polémica instalou-se devido à demora em accionar os mesmos e obrigou o MAI a abrir um inquérito. 


DISCURSO DIRECTO 


"FORÇA AÉREA DEVE COMBATER FOGOS", Loureiro dos Santos, General 
Correio da Manhã - As Forças Armadas deviam assegurar com meios próprios o combate aos incêndios? 


Loureiro dos Santos - Julgo que sim e o ministro da Defesa já disse, aliás, que é essa a sua intenção. Não só é possível como desejável que assim aconteça o mais rapidamente possível. Ainda não aconteceu porque não é possível, há contratos assinados de manutenção, segundo julgo saber. 


- São interesses de empresas privadas que evitam que assim aconteça? 


- Isso já não sei, não posso comentar esse aspecto, mas as coisas não pararam até agora, e acredito que seja inevitável que isso venha a acontecer. Pode e deve ser a Força Aérea a ter os meios operacionais para o combate aos incêndios e o ministério da Defesa já afirmou esse objectivo. 


- Mas já em 2007 se defendia isso e até agora nada aconteceu... 


-O que não é positivo, mas já os governos anteriores tinham o objectivo de entregar os meios operacionais à Força Aérea para o combate aos incêndios, como aliás já aconteceu no passado.

Fonte: Correio da Manhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 14:01


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags