Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 12.07.12

Bombeiros de Peniche homenageados no 83º aniversário da corporação

José Manuel Salgado recebeu uma homenagem pública pelo seu trabalho voluntário ao longo de quarenta anos ao serviço dos bombeiros de Peniche, que comemoraram o seu 83º aniversário no passado dia 17 de junho.

Este foi o ponto mais alto das comemorações, uma vez que este voluntário passou ao quadro de honra e recebeu ainda uma referência elogiosa e uma homenagem pública pelo seu empenho e caráter.

“O subchefe “Zé Manuel”, como carinhosamente todos o tratamos, sempre revelou profissionalismo, espírito de missão e sentido de dever para com as leis, regulamentos e ordens de serviço, sendo-lhe por isso mesmo reconhecido o estatuto de bombeiro extremamente disciplinado”, disse José António Rodrigues, comandante da corporação.

Possuidor de diversas condecorações, sendo a mais recente o crachá de ouro da liga dos bombeiros portugueses, iniciou funções como cadete aos 16 anos, no corpo de bombeiros de Peniche em 1967, passando por todos os postos até subchefe, contabilizando 40 anos de serviço, passando para o quadro de honra no posto de chefe.

José António Rodrigues pediu que toda a população aplaudisse de pé os seus comandados. “Vocês são a coluna dorsal desta associação, vocês são o suporte número um desta casa, pelo que dia após dia, noite após noite, teimam em garantir o socorro à população do concelho de Peniche. São cerca de 50 bombeiros que garantem os piquetes noturnos e a prevenção de fim de semana e a ajuda a quem dela necessita. Peço uma ovação para alguém que é voluntário, que dedica o seu tempo livre em benefício do seu semelhante, alguém que faz o que faz a troco de nada, mas que hoje, pelo menos hoje, merece o reconhecimento de todos nós. Reconheçam e agradeçam o trabalho destes bombeiros voluntários”, manifestou.

O comandante reconheceu ainda o trabalho dos órgãos sociais, com especial destaque para o presidente da direção, José Augusto, que esteve ausente por razões profissionais.

O vice presidente da associação dos bombeiros de Peniche, Carlos Antunes, vincou a colaboração de todas as entidades para com a instituição. “Os apoios concedidos quando a associação faz alguns eventos ou aquando da realização de pequenas obras de beneficiação nas nossas instalações, agradecemos o apoio de todos”, declarou.

Por outro lado mostrou alguma preocupação na realização de grandes obras, lembrando a necessidade de substituição do telhado e dos portões do quartel.

“É uma obra que encaramos como necessidade prioritária, mas teremos de esperar que aconteça um milagre para a abertura de concurso no âmbito do Qren. Iremos apresentar candidatura assim que for aberta a candidatura porque temos o processo pronto. É uma necessidade urgente porque tem implicações diretas na segurança das pessoas e bens”, referiu.

O presidente da federação dos bombeiros do distrito de Leiria, Mário Cerol, afirmou que “os que receberam aqui a distinção, também os vossos familiares foram homenageados pela vossa dedicação quando vêm fazer os piquetes, aqueles que vocês deixam em casa para que estejam ao serviço do próximo foram também aqui reconhecidos pela família dos bombeiros”.

José Manuel Moura, comandante distrital, destacou a forma como a cerimonia foi conduzida, lembrando que “em outros locais e outras alturas são inauguradas e apresentadas viaturas, mas hoje deu-se destaque às condecorações, às promoções, aos recursos humanos. Isto é o mais valioso que os corpos de bombeiros têm. Destaco a escola de infantes, porque são a garantia do dia de amanhã e são o futuro dos bombeiros de Peniche e do nosso voluntariado”.

O comandante distrital vincou também o bom entendimento entre o comando e a direção, que “abona para a proteção do socorro de todos”.

O presidente da câmara municipal de Peniche, António José Correia, destacou a colaboração da autarquia, garantindo que as equipas de intervenção permanente são para continuar. O autarca sublinhou também a forma pronta com que os bombeiros correspondem às solicitações e o apoio que os homens e mulheres recebem das suas famílias.

Durante a sessão de aniversário foram agraciados com a medalha de cinco anos da Liga Carla Nunes, Kulyna Teodoresku, Sofia Pinheiro, Edgar Santos, Inês Teixeira, Maria de Fátima Santos, Sandra Isabel Santos, Stefanie Sandad, Nuno Alexandre, Diogo Trindade, António Franco e José Alves. Com a medalha de 10 anos da liga foi agraciado o bombeiro Álvaro Codinha. A medalha dos 15 anos foi recebida por Telmo Moldes, Luís Sousa, Tiago Bernardo, Lucília Vieira e José Augusto Ribeiro. A medalha dos 20 anos foi atribuída ao suchefe Rui Nobre.

No quadro de honra foram atribuídas medalhas ao suchefe Nuno Leitão, ao suchefe Rui Mesquita, ao subchefe Sergio Paulo e aos bombeiros Carlos Santos, Artur Gouveia, José Gomes, António Fernanddes, Luís Nicolau e João Carapeto.

Foram promovidos os bombeiros Sérgio Correia, António Madeira, Vítor Ferreira, Kulyna Teodoresku, Artur Ferreira, Ana Cristina Reis, Vanessa Cruz, Álvaro Codinha, Tânia Leal, Sofia Pinheiro, Inês Teixeira, Aurinda Rodrigues, António Franco e José Manuel Pereira ao posto de chefe.

Fonte: Jornal das Caldas

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:02



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags