Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 28.03.12

Incêndio em Penela: Reforço de meios e pessoas evacuadas

Incêndio em Penela: Reforço de meios e pessoas evacuadas

As chamas que lavram há cerca de quatro horas em florestas do concelho de Penela, Coimbra, levaram já à evacuação de algumas pessoas, disse fonte dos bombeiros, sem especificar quais as localidades em maior risco.

O fogo, que eclodiu às 12:30 em São João do Deserto, está a ser combatido por 251 homens, auxiliados por 65 viaturas e dois helicópteros, segundo a página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com fonte dos bombeiros de Penela, já foram evacuadas "várias pessoas de várias povoações", embora não especificando se as chamas ameaçam as casas ou se a retirada de habitantes ocorreu como medida de precaução.

Fonte da Proteção Civil municipal indicou que as povoações de Carvalhais, Farelo e Porto da Vila registam "problemas" devido ao incêndio, remetendo outros esclarecimentos para mais tarde.
A nuvem de fumo do incêndio de Penela estende-se ao longo de todo o vale do rio Mondego, sendo visível até à Figueira da Foz.


Diário Digital com Lusa

Incêndios: IC3 cortado nos dois sentidos desde as 17:00 horas

O Itinerário Complementar 3 (IC3), que faz a ligação entre Coimbra e Tomar, está cortado ao trânsito, nos dois sentidos, na zona de Penela, devido ao incêndio que lavra no concelho, disse fonte da GNR.

De acordo com o capitão Martins, do Destacamento de Trânsito da GNR, a circulação naquela via foi cortada cerca das 17:00, ao quilómetro 21, perto de Ferrarias, na zona de Penela.

O trânsito está a ser desviado por estradas municipais entre Ferrarias e Pontão, já no concelho de Ansião, onde o IC3 tem ligação ao IC8 Figueira da Foz-Castelo Branco.

Segundo os dados disponibilizados pela página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) o fogo, que eclodiu às 12:30em São Joãodo Deserto, está a ser combatido por 251 homens, auxiliados por 66 viaturas e dois helicópteros.


Diário Digital com Lusa

Incêndios/Penela: Habitantes retirados "por precaução" de pelo menos quatro povoações -- Proteção Civil

Penela, 28 mar (Lusa) - Vários habitantes de pelo menos quatro povoações de Penela foram hoje retirados das suas casas pelas autoridades, devido ao incêndio florestal que lavra no concelho, disse fonte da Proteção Civil municipal.

"Tirámos as pessoas por precaução, porque o fogo estava muito perto", disse à Agência Lusa José Carlos Reis, do serviço municipal de Proteção Civil de Penela. O responsável adiantou que foram retirados habitantes das povoações de Casalinho, Porto da Vila, Carvalhais e Farelo.

De acordo com a fonte, 12 pessoas, na sua maioria idosos e acamados, foram transportados ao Centro de Saúde de Penela e serão acolhidos pela Misericórdia local. Os restantes, em número que não soube precisar, foram acolhidos por familiares.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:29


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags