Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 06.04.11

Incêndio Consumiu Vários Hectares na Lousã

Incêndio Lousã
O incêndio que, esta quarta-feira de manhã, consumiu vários hectares de pinheiro e mato na Lousã, foi extinto cerca das 10.30 horas.
As chamas deflagraram cerca das 7 horas na povoação de Cabeço do Mouro e tomaram rapidamente grande proporção devido ao forte vento que se faz sentir, tendo ameaçado habitações da aldeia vizinha dos Pegos, disse Ulisses Martins, comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã.
Este responsável estima que tenham ardido entre "cinco a seis hectares de pinhal e mato".
"O vento estava fortíssimo, lançando projecções a 500 metros de distância", acrescentou, salientando que, neste momento, permanecem em vigilância 12 homens, apoiados por três viaturas.
No local estiveram 73 bombeiros e 12 elementos do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR e sapadores florestais, auxiliados por 20 viaturas.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, ontem, terça-feira, registaram-se em Portugal 62 ocorrências de fogos florestais, que envolveram 395 operacionais e 113 veículos.as semanas provenientes das costas líbias.

Segundo o Diário das Beiras;

Mais de 70 bombeiros de várias corporações combateram hoje de manhã (dia 6) um incêndio florestal no concelho da Lousã, que chegou a ameaçar habitações. As chamas eclodiram cerca das 07H00 na povoação de Cabeço do Mouro e tomaram rapidamente grande proporção devido ao forte vento que se faz sentir, tendo ameçado habitações da aldeia vizinha dos Pegos, disse o comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã, Ulisses Martins, com confirmação pela reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS.
“O vento  fortíssimo”, chegou a lançar “projeções a 500 metros de distância”, incendiando mato rasteiro, caruma acumulada em telhados e até um quintal. Estiveram no local as corporações da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e góis, com 20 viaturas

Está extinto o incêndio na Lousã, na povoação de Cabeço do Mouro. Por causa do forte vento, as chamas chegaram a ameaçar algumas casas. Neste momento o incêndio encontra-se em fase de vigilância como nos explica o Comandante dos Bombeiros municipais da Lousã Ulisses Martins.

fonte: JN/ asBeiras
áudio: Antena1
Informação retirada do site da PROCIV

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:14



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags