Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido ao calor, informa o Instituto de Meteorologia (IM) na sua página de Internet.
Os distritos de Portalegre, Évora, Setúbal e Braga estão sob aviso amarelo até às 21h00 de terça-feira, enquanto Guarda e Castelo Branco vão manter esse aviso até à mesma hora de quarta-feira.
O aviso para Bragança termina às 21h00 de hoje.
Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 20h00 de quarta-feira.
Entretanto, das 27 regiões analisadas pelo IM, 24 vão apresentar um valor “muito alto” de radiação ultravioleta (UV), com índices entre oito e 10.
Com o nível «muito alto», o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o «baixo» e o «extremo», sendo o máximo o 11.
O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã e pequena subida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 34º em Lisboa, 31º em Faro e 27º no Porto.
Fonte: Lusa/SOL