Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 12.02.12

(C/Videos) Sopesa el Parlamento de Grecia la austeridad en medio del caos

Funcionários advertiram que os gregos vão enfrentar sacrifícios "inimaginavelmente mais difícil" se o Parlamento rejeita o pacote para votar mais tarde. Isto requer cortes profundosem salários, pensões e empregos.

Atenas • Cinemas históricos, cafés e lojas foram consumidos pelas chamas no centro de Atenas, no domingo, quando manifestantes usando máscaras negras lutaram polícia fora do Parlamento, enquanto legisladores dentro do prédio foram preparados para suportar um novo acordo de austeridade.

Enquanto o Parlamento se prepara para votar em um novo resgate de 130 bilhões para salvar a Grécia a partir de um padrão desordenado, testemunhas viram vários edifícios em chamas e enormes plumas de fumaça para o céu à noite.

O ar na Praça Syntagma fora do Parlamento foi diluído com gás lacrimogêneo lançada pela polícia durante os confrontos com jovens destruindo de mármore e jogaram coquetéis Molotov e pedras.

Funcionários advertiram que os gregos vão enfrentar sacrifícios "inimaginavelmente mais difícil" se o Parlamento rejeita o pacote para votar mais tarde. Isto requer cortes profundos em salários, pensões e empregos.

Os manifestantes jogaram bombas caseiras com latas de gás da polícia de choque avança em toda a praça, que usou gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral. Dentro do Parlamento podia ouvir rumores fortes.

"O gás lacrimogêneo atingiu a Casa do Parlamento", disse Panagiotis Lafazanis vice-esquerda.

Após vários dias de ameaças e divergências políticas, o Parlamento começou a debater legislação que prevê 3 000 300 milhões de euros (4 bilhões 400 milhões de dólares) em cortes de salários, pensões e redundância para garantir que a Grécia precisa de fundos para evitar meses falência seguinte.

O ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, disse ao Parlamento que a Grécia não tem caminho mais fácil e que a alternativa de resgate internacional, falência e deixar a zona do euro seria muito pior para os gregos.

"A decisão não é entre o sacrifício e não o sacrifício de todo, mas entre sacrifícios e outros inimaginavelmente mais difícil", disse ele em um acalorado debate deverá se estender até a noite.

Um pequeno grupo e se tenha retirado da coalizão do primeiro-ministro Lucas Papademos para protestar contra os termos do pacote de resgate.

Um número de autoridades dos dois principais partidos do governo, o socialista PASOK e conservador Nova Democracia, também ameaçou revolta, mas seus números não parecem ser o suficiente para afundar o projeto de lei.

Grécia precisa de fundos internacionais antes de 20 de março a cumprir o pagamento da dívida de 14 000 500 milhões de euros ou sofrer um padrão caótico que poderia afetar toda a zona euro.

"Os gregos têm aumentado"

Mas muitos gregos acreditam que seus padrões de vida já estão em colapso e que as novas medidas, incluindo corte de 22 por cento do salário mínimo, aprofundar o seu tormento.

"Basta!" Disse Manolis Glezos 89, um dos mais famosos da Grécia esquerdista. "Eles não têm idéia do que significa para uma revolta do povo grego. E os gregos, independentemente de suas ideologias, têm aumentado."

Glezos é um herói nacional para rastejar no pé da Acrópole durante a noite em 1941 e para baixo uma bandeira nazista sob os narizes dos ocupantes alemães, elevando o moral dos moradores de Atenas.

Como é habitual nos protestos gregos, apenas uma pequena parte da multidão se confrontaram com a polícia. Mas um grupo iniciou um incêndio em frente a uma tenda onde socorristas estavam se preparando para tratar os feridos. "Policiais, porcos, assassinos", gritou a multidão.

A polícia disse que 14 manifestantes feridos foram levados para o hospital, e pelo menos 50 foram tratados por problemas respiratórios causados ​​pelo gás lacrimogêneo lá.

Pelo menos oito policiais ficaram feridos.

No Parlamento, Venizelos disse que o futuro da Grécia no centro da Europa estava em perigo.

"Qualquer um que quer seguir na área do euro e da zona euro devem cumprir certas normas", disse ele. "A lei deve ser aprovado à meia-noite porque de manhã a banca e mercados financeiros devem receber a mensagem de que a Grécia pode e vai sobreviver", disse ele. 

Nota: texto traduzido
Fonte: REUTERS





Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:15



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags