Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 28.06.12

Incêndio no Colorado já destruiu 300 casas

Mais de 36 mil residentes tiveram de ser deslocados por causa do incêndio de grandes proporções que no fim de semana começou em Waldo Canyon, no Colorado. O Presidente Obama visita sexta-feira a região.

Um incêndio de grandes proporções obrigou à deslocação de mais de 36 mil residentes da segunda maior cidade do Estado norte-americano do Colorado, levando o Presidente Barack Obama a anunciar uma deslocação à região, noticia a AFP.
O fogo, que começou em Waldo Canyon durante o fim de semana, já destruiu 6070 hectares e chegou a Mountain Shadows, em Colorado Springs, duplicando de dimensão durante a noite e incendiando as montanhas que rodeiam a cidade. As causas do incêndio, que até agora destruiu pelo menos 300 casas, refere a CBS, continuam por apurar.
Perante a persistência da força das chamas, um dos muitos incêndios no Oeste americano, a Casa Branca anunciou que Obama vai visitar o Colorado amanhã.

Obama preocupado


Durante uma conversa telefónica com o governador do Estado, John Hickenloopere, e presidente da Câmara de Colorado Springs, Steve Bach, Obama expressou a sua preocupação com a dimensão dos prejuízos e "informou-os quanto os seus pensamentos e as orações estavam com os que combatiam os fogos e com as famílias afetadas por este e outros fogos, que estão a lavrar no Oeste dos Estados Unidos", conforme uma declaração divulgada pelos serviços da Presidência.
Outro incêndio, que ocorre a Noroeste de Denver, foi descrito pelo jornal Denver Post como o segundo maior da história do Colorado, depois de já ter consumido 35.322 hectares.
Os bombeiros estão também a procurar manter outro fogo longe da cidade de Boulder, onde está a Universidade do Colorado.
O Departamento da Defesa disponibilizou quatro aviões Hércules C-130, que estão a ajudar os bombeiros, lançando sobre as chamas água e produto retardante.
Entre as zonas ameaçadas pelo incêndio de Waldo Canyon está a Academia da Força Aérea, que teve de retirar pessoas de duas áreas residenciais, um dia antes da chegada prevista de mil novos cadetes.

Rajadas de 100 quilómetros por hora


"Este é um incêndio de proporções épicas", disse o comandante dos bombeiros de Colorado Springs, Rich Brown, durante uma conferência de imprensa, dada na terça-feira, antes de as chamas crescerem durante a noite.
No mesmo registo, o governador afirmou a uma estação de televisão, a KCNC-TV, que "a devastação é muito intensa".
Temperaturas em níveis inéditos, uma humidade extremamente baixa e rajadas de vento de 100 quilómetros por hora têm espalhado as chamas pelo ocidente norte-americano.
Também no Estado do Utah está a ocorrer um incêndio de grandes proporções, situado a 45 minutos de Salt Lake City.
Os incêndios têm sido atribuídos a um raro Inverno, extremamente ameno e seco.
Mais de 8400 pessoas, 578 viaturas e 79 helicópteros estão a ser utilizados para combater os fogos nos Estados Unidos, segundo o apurado pela Casa Branca. 


fonte: Expresso

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:52



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags