Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 16.02.11

Cantanhede: Unidade de desencarceramento vai chegar da Suécia


CARLOS QUARESMA BENEMÉRITO DE MAIS UM ACTO DE SOLIDARIEDADE

Foi uma oferta dos bombeiros da cidade sueca de Gotemburgo aos voluntários de Cantanhede. A nova unidade de desencarceramento chegou ao destino com o apoio financeiro da autarquia. Um subsidio de seis mil euros que surgiu como resposta ao pedido da direcção da Associação humanitária. Em causa estava o pagamento das despesas alfandegárias e de transporte, necessárias para fazer chegar o equipamento a Portugal. Esforços conjugados que permitirão agora maior capacidade de resposta no auxílio às vítimas presas em destroços dos automóveis acidentados.
De acordo com Idalécio Oliveira, o presidente da direcção, "trata-se de um equipamento móvel que virá melhorar significativamente a capacidade de resposta dos bombeiros em situações com pessoas encarceradas". Idalécio Oliveira acrescentou que "os bombeiros dispunham já de uma viatura de desencarceramento mas com esta mais-valia, e por se tratar de um equipamento móvel, é possível realizar com rapidez e eficácia mais do que uma intervenção." Já era usado pelos parceiros de Gotemburgo e graças a um complexo sistema de hidráulicos e mecanismos de corte de chapa e ferro, o equipamento agora também ao dispor dos voluntários da cidade, tem maior potência do que aquele que existia na corporação de Cantanhede, para socorrer pessoas encarceradas e também para descomprimir destroços.
"Tudo isto resulta de uma parceria antiga com os bombeiros da cidade Sueca e que já deu frutos no passado", realçou o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, enunciando um anterior oferta de centena e meia de fatos de protecção de combate a incêndios.


Outros equipamentos de utilidade social da Suécia para Cantanhede

De referir ainda neste processo a mediação de um conterrâneo, Carlos Quaresma, há muito radicado na Suécia e que, à semelhança do que já aconteceu noutras circunstâncias, em conjunto com o médico Fernando Santos e o presidente da autarquia, interveio no processo de articulação de esforços entre as entidades envolvidas. Recorde-se que a primeira dessas acções de angariação de equipamentos de utilidade social foi junto da Fundação AGAPE, entidade sueca que à época ofereceu ao município um vasto conjunto de aparelhos técnicos de ortopedia. Os aparelhos oferecidos eram provenientes de unidades hospitalares daquele país nórdico, nomeadamente cadeiras de rodas eléctricas e mecânicas, camas apetrechadas com elevadores, aparelhos elevatórios e de fisioterapia, camas com elevador e adaptadas a banhos, canadianas, andarilhos e diversas unidades de material ortopédico.
Com estes equipamentos foi então constituído o Banco de Ajudas Técnicas que faculta os referidos aparelhos a quem precisar e não tenha condições económicas para os adquirir. Cedência também disponibilizada a IPSS e outras entidades que deles necessitam para prestar assistência aos utentes. Na sequência destas iniciativas a autarquia celebrou protocolos com 21 instituições particulares de solidariedade social do concelho, ao abrigo dos quais foram cedidos às respectivas entidades, ajudas técnicas para acamados e pessoas de mobilidade reduzida, oferta da Fundação AGA PE.
Como reconhecimento, o município de Cantanhede, atribuiu a Carlos Quaresma um voto de louvor, depois de já o ter distinguido como benemérito do ano de 2009.


in: Boa Nova

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:36



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags