Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 27.02.13

Neve obriga a Resgate

Hoje, pouco depois das 9 horas, foram vários os alertas que solicitavam a ajuda dos Bombeiros da Cidade para situações de imobilização provocada pela neve. De entre vários, a situação mais preocupante ocorreu na E.N. 222, no sentido Foz Côa – Freixo de Numão, na sinuosa estrada de montanha vulgarmente denominada de Montragão, local onde a neve se fez sentir com mais intensidade e obrigou á imobilização de meia dezena de viaturas, incluindo duas viaturas pesadas de mercadorias. Os Bombeiros deslocaram-se ao local com dois veículos de todo o terreno, apetrechados com material de emergência pré-hospitalar e alguns artefactos alimentares, com o intuito de encostar á berma o mais possível as viaturas imobilizadas e resgatar para local seguro os ocupantes das mesmas. 
Das 6 pessoas que foram resgatadas, incluía-se uma criança. 
Este troço até ao cruzamento de Freixo de Numão esteve temporariamente intransitável, situação que esteve a cargo da GNR de Foz Côa e que, em parceria com os Soldados da Paz, realizou um excelente trabalho preventivo. 
Segundo as previsões, a quede de neve irá continuar durante tarde e noite do dia de hoje e até amanhã dia 28, havendo previsões de melhoria para a manhã do dia 28. 
Por esse motivo, os Bombeiros de Foz Côa aconselham: 
As vagas de frio podem estar associadas a outros fenómenos meteorológicos, como a queda de neve, ventos fortes ou a formação de gelo. Tenha isto em atenção ao proteger-se, um alerta da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Assim:

- Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

- Procure manter-se em casa ou em locais quentes.

- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.

- O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

- Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.

- O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

- Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.  

- Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

- Evite beber bebidas alcoólicas. A sensação de calor transmitida por estas bebidas apenas temporária e aparente. Na realidade, o organismo vai ressentir-se dessa ingestão. Consuma sumos ou água.

- Evite uma exposição excessiva ao frio. Saia de casa apenas se tal for estritamente necessário. Os idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa.

- Evite deslocações desnecessárias. Suspenda-as em zonas propensas a quedas de neve e descidas significativas de temperatura.

- Informe-se junto das autoridades dos riscos que vai enfrentar no seu trajecto. Procure conhecer locais de refúgio (povoações, hotéis, estalagens).  

- Procure estar atento às indicações difundidas pela Protecção Civil na rádio


por Bombeiros de Foz Côa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:17


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags