Genebra - Uma delegação angolana do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, chefiada pelo seu comandante, comissário António Vicente Gimbe, participa, desde segunda-feira, em Genebra (Suiça), na III Sessão da Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastres, a decorrer sob o lema "Investir hoje para um amanhã seguro".
A plataforma global para a redução do risco de desastres, convocada pela Estratégia Internacional da Organização das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISPOR) é a reunião “mais importante” a nível mundial neste domínio e reforça a capacidade de resistência das comunidades e nações.
A plataforma global tem como principal objectivo apoiar os países na implementação do Quadro de Acção de Hyogo, adoptado em 2005.
A III reuinião vai incidir sobretudo nas conclusões e recomendações da II Sessão realizada em 2009. Vai também debruçar-se sobre os resultados do Quadro de Acção de Hyogo e do Relatório Global de Avaliação de Redução do Risco de Desastres para 2011.
O encontro inclui a primeira conferência mundial da reconstrução, organizado pelo Banco Mundial, que pretende criar "novas oportunidades para realçar e dar resposta aos desafios de desenvolvimento e aos desastres provocados por riscos naturais".
A cerimónia oficial de abertura acontece hoje, prevendo-se a presença do secretário-geral da ONU, Ban Kim-Moo.
A delegação angolana na reunião que termina na sexta-feira integra o director-adjunto da Polícia de Segurança Pública, comissário Aristofánes dos Santos, e funcionários séniores do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, das FAA, Secretaria de Estado de Energia e Águas e Direcção Nacional de Emergências Médicas.
fonte: AngolaPress