Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 24.06.11

Floresta ardida mais que duplicou este ano

Incêndios: Vaga de calor até 40º é o primeiro teste da época aos bombeiros





A vaga de calor, que nalgumas regiões atingirá os 40 graus nos próximos dias, é o primeiro grande teste do ano no combate aos fogos. Isto numa altura em que o número de incêndios e a área de floresta e mato destruída registam já um aumento significativo em relação a 2010. Os dados mais recentes da Autoridade Florestal Nacional (AFN) indicam que o total ardido é superior à média dos últimos dez anos.

O relatório de Junho da AFN, que faz o balanço de 1 de Janeiro a 31 de Maio, revela que o número de fogos quase duplicou (+90,5%) e a área ardida aumentou duas vezes e meia (+145%). Ou seja, houve mais 1747 incêndios e o terreno queimado foi superior em 3999 hectares. Estes dados, a par da restruturação da Protecção e Socorro, estão a preocupar os bombeiros, cuja Liga reuniu o Conselho Nacional ontem, em Ourém, para discutir a adopção de medidas - entre elas o fim dos GIPS da GNR - que evitem o desperdício e a duplicação de meios (ver caixa e página 51).

A AFN destaca que, comparando "os registos do corrente ano com os valores médios do decénio anterior, registaram-se menos 479 ocorrências (-11%), tendo, contudo, ardido mais 945 hectares de espaços florestais (+16%)". O distrito do Porto registou o maior número de ocorrências e os distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Braga contabilizaram no conjunto mais de metade do total da área ardida.

O mês de Abril foi o que registou os piores resultados, ultrapassando as médias do último decénio em número de incêndios e de área ardida. Esta mais do que duplicou. Os reacendimentos também subiram bastante, de uma média de 85 entre Janeiro e Maio dos anos anteriores para 200 este ano.

A AFN destaca as temperaturas elevadas, sobretudo em Maio - os valores mais altos desde 1931, segundo o Instituto de Meteorologia - para salientar que, apesar disso, neste mês a área ardida foi inferior à média, embora o número de fogos tenha passado de 185 para 813.


COMBATE COM MEIOS REDUZIDOS


O combate aos fogos conta este ano com 41 meios aéreos e 9210 elementos na fase Charlie, a mais crítica, uma diminuição em relação a 2010 devido à "contenção da despesa pública". O dispositivo é constituído, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, por 34 helicópteros médios e ligeiros para ataque inicial, cinco helicópteros pesados e dois aviões médios anfíbios. Os meios terrestres foram reduzidos entre 3% e 8%, conforme a fase. Em 2010, estiveram operacionais na fase Charlie 9985 elementos, 2177 veículos e 56 meios aéreos. Entretanto, a crise que afecta as empresas e os quadros no limite levam a que menos patrões deixem sair do trabalho os bombeiros voluntários. "É um problema novo que em algumas situações vai afectar a operacionalidade", afirmou ao CM Fernando Farreca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, explicando: "Numa altura em que o desemprego alastra, os que têm um trabalho não estão para o pôr em causa para ir apagar fogo."


PEDIDA EXTINÇÃO DOS GISP/GNR


Jaime Soares, dirigente da Liga dos Bombeiros Portugueses e responsável da Associação Nacional de Municípios pela Protecção Civil, defendeu ontem a extinção do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR. São uma estrutura que "nem a própria GNR pediu" e que, "se lhes perguntassem, prescindiam dela", disse.


TEMPERATURAS SOBEM A PIQUE


As temperaturas vão ter um aumento acentuado até domingo, podendo oscilar entre os 35 e 40 graus, em particular nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. As temperaturas mínimas serão superiores a 20 graus. O risco de incêndio abrange todo o País. A exposição solar deve limitar-se aos períodos antes das 11h00 e após as 17h00.

Por: Carlos Ferreira/ L.O.
Fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:11


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags