Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 04.11.11

Comandante de Bombeiros Voluntários de Macedo luta pela vida

O Comandante de Bombeiros Voluntários de Macedo, conhecido pela sua força de vontade, empenho e perseverança sofreu um grave acidente ao serviço da corporação de Bombeiros. Este foi mais um desafio que o Comandante Joca, como é conhecido, teve que enfrentar e conseguiu contorna-lo com a mesma coragem que enfrenta todos os combates.

Foi no dia 22 de Outubro que o Comandante João Venceslau dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros sofreu um grave acidente no quartel. O comandante Joca, encontrava-se de serviço na corporação, um tubo hidráulico rebentou no momento em que ele estaria a desligar a plataforma porta- maquinas de um camião do Corpo de Bombeiros, ficando gravemente ferido no abdómen, sendo imediatamente transportado para a Unidade Hospitalar de Bragança. Sofreu de imediato uma primeira intervenção cirúrgica devido a uma hemorragia interna em órgãos como o baço e fígado. Sempre com prognóstico reservado foi-lhe retirado o baço devido ao estado degradado pelo impacto. No domingo dia 23 de Outubro o Comandante conseguiu estabilizar e foi imediatamente encaminhado através de ambulância com dois médicos e um enfermeiro, devido ao mau tempo que se fazia sentir, para o hospital de St. António no Porto. Em coma induzido, João Venceslau foi novamente sujeito a uma cirurgia já no Porto. Posteriormente soube-se que não foi necessário o transplante de fígado. O Comandante Joca encontra-se livre de perigo.

A noticia chegou rapidamente a todo o distrito de Bragança, altura em que começaram a surgir os primeiros manifestos de fé, através do blog dos Bombeiros de Bragança.

Foi dia 25 de Outubro que cerca de 200 pessoas entre amigos e colegas se juntaram no quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, onde assinaram o “livro de honra” e pelas 20h00 caminharam durante cerca de 10km até ao St. Ambrósio, levando velas, preces e orações, apelando dessa forma ao divino pelas rápidas melhoras e agradecendo de certa forma pelas boas noticias que foram recebendo. No final da caminhada, foi rezada uma missa e no queimatório depositadas velas.

A organização esteve da caminhada esteve a cabo da Secção Desportiva dos Bombeiros de Macedo, presidida por Rómulo Pinto, que se encarregou juntamente com outros elementos da direcção da Secção de assegurar apoio logístico para os participantes. Também a GNR de Macedo de Cavaleiros teve um papel importante na realização da caminhada, tendo assegurado, com veículos e pessoal apeado, que a caminhada decorreria com segurança e sem incidentes.

O Comandante Joca encontra-se ainda internado na Unidade de Cuidados Intensivos, no Hospital de Sto António, mas já sem medicação que o manteve em estado de coma induzido. Sabe-se que durante o dia de 28 de Outubro mostrou melhoras significativas, reagindo a estímulos e desabituando-se do ventilador. No blog do Bombeiros Voluntários de Bragança pode-se ler a mensagem sentida , “já ouve, já vê e já sente. Inclusive já chora. E quando souber que estamos "cá à espera dele", as lágrimas serão de alegria! Força Joca, estamos contigo!”

Fonte: Imprensaregional

NOTA: Administração do Diario de um Bombeiro também tem acompanhado o estado saúde do Comandante por isso, mais uma vez deixamos aqui o nosso apoio e desejando uma boa recuperação
FORÇA COMANDANTE JOCA !!

Em nome da Administração DB
Sofia Richau




Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:17


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Tags

mais tags