Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 22.01.13

Choque de comboios faz 21 feridos perto de Coimbra

Paulo Novais/Lusa
O choque de um comboio Intercidades que seguia na direcção Lisboa-Porto com a traseira de um comboio regional que ia do Entroncamento para Coimbra provocou nesta noite 21 feridos ligeiros. Fonte da CP disse que duas carruagens do Intercidades descarrilaram e tombaram devido ao embate, em Granja do Ulmeiro, junto a Alfarelos.

O acidente ocorreu junto à estação ferroviária de Alfarelos, freguesia de Soure, perto de Coimbra, cerca das 21h15.

O comandante dos Bombeiros de Soure, Carlos Luís, disse à RTP Informação que faltava fazer buscas numa carruagem que está bastante danificada para apurar se há mais alguma vítima deste acidente ferroviárip.

Passageiros do Intercidades ouvidos pelo CM disseram que não houve qualquer travagem e o comboio regional estaria parado na linha.

Neste momento há 146 bombeiros, 43 viaturas e o helicóptero de assistência no local do acidente.

Muitos passageiros que não sofreram mais do que um enorme susto concentraram-se junto à estação da CP de Alfarelos, enquanto os 21 feridos foram encaminhados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
 
por L.R./P.G./L.M.N./ CM
 

Acidente em Alfarelos. Carruagem do Regional "voou" para cima do Intercidades


Os bombeiros estão a trabalhar com ferramentas de corte na carruagem do Regional que ficou pendurada em cima do Intercidades, depois da colisão entre os dois comboios na noite de segunda-feira, junto à estação de Alfarelos, Soure, Coimbra).

Junto ao local do acidente, que provocou pelo menos 13 feridos ligeiros, estavam, pelas 23:40, duas viaturas de bombeiros, uma delas de desencarceramento, constatou a agência Lusa no local, onde para além das ferramentas dos bombeiros nada mais se ouvia, a quebrar o silêncio da noite.

Cinco holofotes ajudavam os operacionais a trabalhar com ferramentas de corte no que resta de uma das carruagens do comboio Regional que foi "rasgado a meio" pelo Intercidades e que acabou pendurada em cima dele.

Segundo fonte oficial da CP, o comboio Regional, que fazia o sentido Sul-Norte, estaria parado, à espera de entrar, a cerca de 100 metros do cais da estação de Alfarelos, numa zona onde a linha faz uma ligeira curva à direita, quando foi colhido pelo Intercidades, que fazia o mesmo percurso.

O resultado foi uma carruagem do comboio Regional rasgada como se fosse um túnel, que voou para cima do Intercidades, uma carruagem transformada em destroços e outra tombada do lado direito do Intercidades.


Relativamente a este comboio, que seguia em direção ao Porto, a Lusa constatou que as cinco carruagens estavam, às 23:45, a ser vistoriadas por pessoal ligado à CP ou à Refer.

Cerca de meia centena de populares assistem às operações fora do perímetro de segurança criado pelas autoridades, junto a um gradeamento em pedra.

Do outro lado da linha, na povoação de Granja do Ulmeiro, várias pessoas observam os trabalhos através das janelas de suas casas.

Apesar da linha do Norte estar fechada, o ramal que liga a Figueira da Foz a Alfarelos continua a funcionar.

O acidente ferroviário de segunda-feira envolveu dois comboios, com o Intercidades a embater na retaguarda do ‘Regional’ à entrada da estação de Alfarelos, afirmou fonte oficial da CP à agência Lusa.

Em termos materiais, estão duas carruagens do Intercidades descarriladas e tombadas, havendo também a assinalar estragos avultados na composição do serviço Regional.

O Intercidades ia de Lisboa para o Porto e o Regional fazia a ligação do Entroncamento para Coimbra, explicou a mesma fonte. 
 
 
por Informação 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:59


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags