Os diques construídos em Nova Orleães depois da passagem do Katrina, há sete anos, funcionaram e resistiram hoje à passagem do "Isaac".
O furacão enfraqueceu quando atingiu a terra, mas a cidade de Nova Orleães foi atingida por fortes rajadas de vento e por enormes trombas de água. Os diques que foram construídos após a tragédia do Katrina conseguiram suster a força das águas e resistiram à intempérie.
A zona de Plaquenines Parish, a 95 quilómetros de Nova Orleães, parece ter sido a mais fustigada pelo furacão. "Nunca vimos nada como isto, nem mesmo com o Katrina", afirmou o autarca Billy Nungesser, citado pelo "The New York Times". "As zonas que não inundaram com o Katrina inundaram agora com este furacão", explicou.
Desde 2005, quando o Katrina matou 1800 pessoas e deixou a cidade de Nova Orleães completamente inundada, que as autoridades levam muito a série todas as ameaças climatéricas.
O Isaac atingiu na noite de terça-feira o sudeste do estado do Luisiana e deixou cerca de 180 mil lares sem eletricidade. Depois da passagem pela cidade de Nova Orleães, o furacão perdeu força e transformou-se em tempestade tropical.
Fonte: DN