Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 27.01.12

Deputado do PS critica cortes nos bombeiros

O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro Filipe Neto Brandão, pediu esclarecimentos no parlamento na sequência da intervenção do deputado António Filipe, do PCP, que alertara para cortes nas receitas das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, actualmente da ordem dos setenta por cento.

Segundo comunicado da federação distrital do partido «as dificuldades vividas actualmente pelas AHBV espelham bem as diferenças entre o anterior governo e o atual: “Não é a mesma coisa cumprir o que estava estipulado no memorando assinado com a troika a 17 de Maio, que previa a necessidade de reduzir em um terço a despesa com transporte de doentes, e aquilo que este Governo está agora a promover e que se traduz em cortes superiores a sessenta por cento. Ou seja, mais do dobro do que era o nosso compromisso», disse. «É ou não verdade que neste momento os cortes que estão a ser impostos aos bombeiros excedem, em mais do dobro, os cerca de trinta por cento que estavam contratualizados com a troika?” perguntou.

Para o socialista «além dos cortes de receitas muito significativos ao nível do transporte de doentes, os corpos de bombeiros estão também a sofrer uma diminuição sensível de financiamento, nomeadamente aquele que era prestado através dos governos civis que financiavam, entre outros, os equipamentos de protecção individual, os quais passaram a ser custeados pelas Associações Humanitárias, uma vez que não houve qualquer reforço das verbas da Associação Nacional de Protecção Civil nessa matéria».

Há uma «desconsideração governamental recorrente relativamente ao voluntariado, que se manifesta em pequenos exemplos, tais como a retirada das isenções das taxas moderadoras aos bombeiros voluntários».
 
 
fonte: OLN Aveiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:49



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags