Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 20.02.13

Monumento ao bombeiro Inaugurado a 17 de fevereiro

O monumento ao Bombeiro Voluntário de Santa Comba Dão foi inaugurado no passado domingo, dia 17 de fevereiro. As comemorações oficiais tiveram lugar na garagem do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, local onde foram recebidas as diversas entidades civis e militares que estiveram presentes.

Na primeira intervenção da tarde foi relembrada a homenagem ao bombeiro com a representação em sua honra de um monumento, fazendo uma analogia aos monumentos erguidos desde ao longo dos tempos e do desejo dos seus autores em perpetuarem a memória e os feitos dos seus antepassados.

No que se refere ao Monumento ao Bombeiro, o representante da Comissão do Monumento ao Bombeiro relembrou o desejo de António Morais e Carlos Ribeiro em verem nascer um monumento que prestasse a devida homenagem aos Bombeiros santacombadenses e a criação de uma Comissão para Angariação de Fundos, ressalvando o contributo de particulares, anónimos e Autarquia.

Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, começou o seu discurso afirmando que quando um monumento destes é erigido, significa uma grande homenagem ao passado de 97 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão e uma certeza e uma convicção no futuro da instituição.

Rebelo Marinho referiu, igualmente, que ninguém duvida que a sociedade estima e reconhece o papel dos Bombeiros, afirmando que vão faltando episódios e testemunhos que materializem esse reconhecimento.

Gil Barreiros, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses deixou expressa a alegria com que a Liga se deslocou a um Quartel de Bombeiros para assistir a um momento tão simbólico e carregado de importância de ver reconhecida a homenagem de um povo e dos autarcas de um concelho.

Gil Barreiros acrescentou que os Bombeiros têm de, cada vez mais, estar melhor preparados e mais atualizados para poderem servir e prestar um melhor serviço às populações que deles necessitam.

O período de discursos foi encerrado por João Lourenço, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão que iniciou a sua intervenção agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que este projeto de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão lembrando a memória de António Manjerico, um dos impulsionadores da iniciativa.

O autarca assinalou também, o reconhecimento que os Bombeiros têm relativamente a este monumento referindo que ainda que este seja um monumento dedicado aos Bombeiros de Santa Comba Dão, não invalida que seja, igualmente, uma homenagem aos Bombeiros Portugueses.

Para o autarca, o Monumento simboliza o papel dos bombeiros, ressalvando as múltiplas áreas de intervenção e a atuação proactiva dos diversos meios de socorro existentes no concelho, no sentido de merecem as homenagens que lhes são feitas, quer pelos Santacombadenses quer externamente.

Nesta sua intervenção deu a conhecer que estão a ocorrer negociações com o Governo no sentido de dotar os Bombeiros de outros meios, nomeadamente financeiros, que lhes permitam desempenhar as suas funções com mais tranquilidade.

João Lourenço finalizou o seu discurso dizendo que este Monumento, propositadamente, situado ao lado do Quartel dos Bombeiros representa o passado, o presente mas, acima de tudo o futuro e a vontade de todos em manter a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários com a notoriedade que ela tem a nível nacional.

O monumento, uma iniciativa da Comissão do Monumento ao Bombeiro realizada sob o lema Vida Por Vida, tem como objetivo homenagear os soldados da paz relembrando a coragem destes homens e mulheres na consequência do trabalho por eles desempenhado em prol do bem-estar, socorro e proteção da comunidade santacombadense e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da Junta de Freguesia local. JC Com Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara de Santa Comba Dão.
 
 
por Emilia Amaral / JC

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags