Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 14.09.11

Bombeiros Voluntários de Vizela: Já Tomaram Medidas Para Diminuir Factura da Luz

Não há volta a dar. Nos próximos anos, a crise e as suas implicações vão andar na boca dos portugueses. A partir de Outubro, já é sabido, o IVA na electricidade e no gás natural vai passar de 6% para 23%. a Rádio Vizela foi conhecer estes e outros efeitos junto dos Bombeiros Voluntários de Vizela (BVV).

Segundo Ilídio Costa, presidente da Real Associação Humanitária dos BVV, “em média, a corporação paga, na tarifa da electricidade, cerca de mil euros mensais”, mas com este aumento de 17% terá que desembolsar mais 170 euros.

Com uma política de auto financiamento e de auto sustentação, os Voluntários vizelenses já tomaram antecipadamente medidas que visam uma diminuição da tarifa da luz: “Os Bombeiros de Vizela fizeram uma aposta em equipamentos solares térmicos, para o aquecimento, e em equipamentos de microgeração, para produção de energia eléctrica. Neste momento, os Bombeiros já estão a produzir energia e a vendê-la à rede pública, nomeadamente, à Iberdrola” (empresa energética espanhola), sublinhou Ilídio Costa que acrescentou ainda que “neste momento estão a produzir um terço daquilo que consomem”.

Nos últimos dias tem-se falado ainda na taxa municipal para financiar as corporações de bombeiros. Sobre esta medida, que embora esteja prevista na lei não é aplicada pela maioria dos Municípios, Ilídio Costa não se mostra preocupado com o assunto, embora considere que “tudo aquilo que possa significar uma mais valia é sempre importante”, contudo, “a população, devido a todos estes constrangimentos, também não estará tão disponível para ajudar os Bombeiros como o tinham vindo a fazer até agora”.

fonte: Rádio Vizela

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:29


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags