Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 13.09.11

Ourique: Bombeiro Paraplégico com Certificação em Mergulho de Recreio

Luís André, dos Voluntários de Ourique, é primeiro bombeiro paraplégico a conseguir a certificação num curso de mergulho de recreio. Bombeiro de “coração e de profissão”, em 1995 teve um acidente que o “atirou” para uma cadeira de rodas, mas nunca desistiu.

É uma história de vida diferente, mas, igual a tantas outras.

Luís André, 38 anos (na foto), natural de Grandaços, concelho de Ourique, teve um acidente de mota há 16 anos, que o “atirou” para uma cadeira de rodas. Conseguiu no passado mês de Agosto a certificação num Curso de Mergulho de Recreio, através da DDI-Portugal, uma organização sem fins lucrativos com origem na Dinamarca.

Bombeiro, por devoção e profissão, exerce a actividade na Central Telefónica dos Voluntários de Ourique e tornou-se no primeiro bombeiro deficiente motor, a conseguir essa certificação.
À Voz da Planície, Luís André, contou a sua história de vida e o mergulho como “a realização de um sonho de longo data”.

“Não pela cadeira de rodas que está a diferença” diz o jovem ouriquense, que descreve a mesma com o “orgulho em poder mergulhar ao lado de outros mergulhadores com a mesma certificação”.

Cada vez que Luís André mergulha tem que alugar um barco e o fato, desembolsando em média, 100 euros. O sonho do “bombeiro-mergulhador” é adquirir um fato de mergulho e um colete, cujo custo ronda, os 1.000 euros. A Voz da Planície lança o repto a quem possa dar uma ajuda a este jovem que quer continuar a mergulhar no mar de Sesimbra. 

fonte: A Voz da Planície

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:14


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags