Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 29.02.12

Dominado incêndio que lavrava na Peneda-Gerês desde domingo

FOTO@Nuno Cerqueira
O fogo que lavra desde domingo no Parque Nacional da Peneda-Gerês já está dominado. Cerca de 120 bombeiros, apoiados por 40 viaturas e um meio aéreo conseguiram controlar as chamas, que já queimou centenas de hectares.

As condições atmosféricas evoluem de forma favorável para os 118 bombeiros que combatem, por esta hora, o incêndio que devasta floresta no seio do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) em Terras de Bouro. Victor Azevedo, comandante das operações no terreno da Proteção Civil de Braga, disse ao JN que já arderam centenas de hectares.

"É um incêndio complicado devido ao terreno agreste. Neste momento é impossível quantificar a área ardida, mas esta anda nas centenas de hectares. O maior receio acabou por não se verificar, ou seja, o vento não estava forte. Neste momento o incêndio está dominado, mas ainda é cedo para dizer que esta situação é definitiva", confirmou Victor Azevedo, que acrescentou ainda que em algumas zonas já está a proceder-se ao rescaldo.

Com início em Vilar da veiga, Terras de Bouro, no domingo passado, as chamas consumiram floresta protegida no PNPG. A aldeia da Ermida não corre riscos, até porque dos helicópteros bombardeiros, dois Kamov, descarregaram enormes quantidades de água na zona para evitar que as chamas começassem atingir os terrenos agrícolas em redor da Ermida.

Cerca de 40 veículos, distribuídos pelas corporações de bombeiros de todo distrito de Braga e Porto, num total de quase 120 homens, combatem as chamas. Ao que o JN conseguiu apurar, a PT está no terreno, pois algumas estruturas de comunicações foram danificadas.

por Nuno Cerqueira
fonte: JN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:22


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags