
No ano em que comemora o seu 75º Aniversário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio é anfitriã para o Dia Distrital do Bombeiro. O Dia Distrital do Bombeiro volta a Mesão Frio, depois do sucesso de 2010, desta feita, inserido nas comemorações das Bodas de Prata dos Voluntários de Mesão Frio.
O programa das comemorações inicia-se no dia 15 de março, com a apresentação do livro comemorativos dos 75 anos da Associação Humanitária, trabalho desenvolvido e da autoria de Bernardino Vieira Oliveira. A apresentação ocorrerá no Auditório Municipal, pelas 21h30.
No sábado, 16 de março, o Multiusos Municipal acolhe a Grande Gala de Comemoração dos 75 Anos, onde ocorrerá uma homenagem às personalidades que se distinguiram ao longo dos 75 anos da Associação Humanitária. Esta Grande Gala contará ainda com a presença do mágico Mário Daniel, da Dour’Orquestra, do grupo Mesão (En)Canto e do grupo D’Ouro Fado.
No dia 17, mais solene, haverá o Hastear da Bandeira com formatura geral no Quartel da Associação, pelas 8h45, seguindo-se uma missa solene na Igreja Matriz de Santa Cristina. Pelas 10h, no Cemitério de Mesão Frio, decorrerá a inauguração do “Memorial do Bombeiro”, um monumento de homenagem aos bombeiros entretanto já falecidos. Às 11h15, decorrerá a receção às autoridades com a apresentação de formatura e revista pela Alta Autoridade, ao que se seguirá a bênção da nova viatura VLCI. Pelas 11h30, o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio acolhe a sessão solene dos 75 anos de aniversário, a qual contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D'Ávila.
Durante a tarde, a partir das 15 horas, decorrerá, pelas principais ruas da Vila de Mesão Frio, o desfile de bombeiros apeado e motorizado, o qual contará com as inúmeras associações de bombeiros do distrito de Vila Real, as quais se associam assim ao aniversário da instituição.
por A Verdade