
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos assinou hoje um protocolo com a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (RAHBV) de Sesimbra, alargando a sua presença no Distrito de Setúbal. Com esta parceria, os munícipes de Sesimbra poderão entregar os seus equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, gratuitamente, no quartel desta corporação. O Distrito de Setúbal passa, assim, a contabilizar um total de 34 locais de recepção para Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), entre os quais 17 disponibilizam Ponto Electrão.
A acção contou com a presença do Sr. Presidente da RAHBV de Sesimbra, Fernando Gato, e a representar a Amb3E, António Abreu Ferreira. O responsável da Amb3E destaca a importância deste protocolo: “É importante facilitar aos cidadãos o encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma rede cada vez maior de locais de recepção gratuita. A reciclagem destes resíduos, para além dos benefícios em termos ambientais, permite a redução do recurso a novas matérias-primas.”
Pequenos e grandes electrodomésticos, como computadores, torradeiras, telemóveis entre outros velhos equipamentos eléctricos e electrónicos podem ser entregues, a partir de agora, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
Iniciada em 2008, a recolha de REEE nos quartéis das corporações surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, no mesmo ano, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Actualmente, as Associações de Bombeiros que assinaram protocolo com a Amb3E estão presentes em 11 Distritos.
fonte: Rostos.pt