A Juvebombeiro do Distrito do Porto promoveu o exercício “Stadium Rescue 2011”, numa iniciativa que permitiu testar a intervenção em sinistro com graves consequências materiais e humanas. Para além dos Voluntários dos Carvalhos, participaram neste simulacro os voluntários de Amarante, Lixa, Chaves, Lordelo do Douro, Coimbrões, Moreira da Maia, Freamunde, Valadares e Penafiel.
Neste cenário os bombeiros foram chamados a intervir num acidente e a atacar um incêndio numa viatura. Dado o alarme, foram mobilizados para o local vários meios que permitiram extinguir as chamas e desencarcerar os passageiros da viatura. Entretanto, confirmado o desaparecimento de duas pessoas, entraram no teatro de operações á equipa cinotécnica dos voluntários de Amarante que detectou os desaparecidos, cumprindo assim a missão.
Todos os intervenientes nas diversas operações de salvamento deram, segundo os promotores do exercício, “cabal demonstração de competência adquirida em acções de formação que regularmente são ministradas aos soldados da paz”. Foram muitos os populares que assistiram ao simulacro, podendo verificar o “cuidado com que são tratados os sinistrados em demoradas operações, por isso mesmo, eficazes”.
Os “bombeiros são garantia de segurança”, sublinha fonte desta organização. Refira-se o exercício “Stadium Rescue 2011” integrou o programa comemorativo do centenário dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos.