Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 26.11.10

Madeira: PC Apela á Calma

"As pessoas devem se manter calmas e não entrar em situações de alarmismos porque os responsáveis estão a fazer os possíveis para que não haja problemas de maior" este foi o apelo feito há pouco por Luís Neri, Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil (SRPCM).

O responsável garantiu ao DIÁRIO que "o serviço não tem tido referências de incidentes em escala" e que "até ao momento estão sinalizadas algumas inundações, estradas encerradas e condicionadas e alguns túneis fechados". Toda esta informação estará disponível dentro de pouco tempo no 'site' do SRPCM.

Sobre as condições meteorológicas esperadas para as próximas horas, Luís Neri disse que já se está a sentir um "desagravamento do mau tempo, com alguma chuva mas, sem a intensidade da hora de almoço".

Amanhã a partir das 18 horas deverá voltar a cair, porém o responsável explica que o SRPCM está a ser constantemente actualizado pelo Instituto de Meteorologia e todas as avaliações são feitas de acordo com essas informações regulares.

À população, Neri pede ainda que se evitem os lugares que podem trazer riscos acrescidos e que não tentem percorrer zonas alagadas e estradas que estejam condicionadas ou encerradas, evitar aglomerados junto a locais que podem estar mais susceptíveis de perigo, como ribeiras e linhas de água. "As pessoas devem obedecer às instruções das forças de segurança e outros responsáveis e deixar que as entidades façam o seu trabalho.

No site da Protecção Civil estão já disponíveis estas e outras informações sobre como agir em caso de chuva:

Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.

Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das anelas.

Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho.

Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.

Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

in: DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 08:09


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930




Tags

mais tags